quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Reflexões Astrológicas 2023: Lua Nova em Virgem

  Reflexões Astrológicas


Lunações


Lua Nova em Virgem

Lisboa, 02h39min, 15/09/2023

 

Sol-Lua

Decanato: Mercúrio

Termos: Marte

Monomoiria: Mercúrio      

 

  A Lua Nova de Setembro ocorre no signo de Virgem, estando Caranguejo a marcar a hora para o tema de Lisboa e, deste modo, na III, no lugar da Deusa, no decanato de Mercúrio, nos termos de Marte e na monomoiria de Mercúrio. A sizígia dá-se pois abaixo do horizonte e a cerca de quatro horas e meia do pôr-do-sol. Os luminares, estando a Lua no seu próprio segmento, embora submersa, encontram-se num caminho de ascensão, rumo ao lugar de origem. Esse efeito matriz é expresso pelo facto da distribuição tópica de lugares ou casas ser a mesma do Thema Mundi, ou seja, com Caranguejo a marcar a hora. A disposição torna-se particularmente significativa se tivermos em consideração que a luz da sizígia emana de um lugar que lhe natural.

  Segundo o Thema Mundi, o Eterno Feminino expressa, no eixo de Virgem-Peixes, o seu valor de númen primordial de transformação, mas de também de revolução. Este eixo, porque na ordem Vernal indica o meio e o fim e na ordem do Thema Mundi o lugar da Deusa e do Deus, vai apresentar o sentido profundo da parte e do todo. Esse é um mistério iniciático que permite a revelação ou a interiorização dos desígnios da Necessidade, da Fortuna. A compreensão da parte, ou seja, do lote ou do quinhão do destino, do pequeno fio que cinge o caminho na urdidura da Grande Tecedeira, é algo que podemos encontrar no signo de Virgem.

  Toda a parte passa, em Virgem, por um processo de distinção que só será estabilizado em Peixes, com a integração no todo. Ora é neste lugar que Mercúrio encontra o seu domicílio e exaltação, pedindo portanto esse esforço de análise ou compreensão. Da lição de Hermes Trismegisto, isto é, do lugar da Deusa, o de Virgem, podemos elevar-nos até ao lugar do Deus, onde os benéficos, Júpiter e Vénus, expressam a sua luz. Em Peixes, a visão do todo vai permitir o regresso da Deusa Mãe e a harmonia dos opostos. Esta é a sibila do tempo, cantando a madrugada futura. A luz de uma sizígia em Virgem, no lugar da Deusa, escreve esse potencial, guardando a candeia que se erguerá. No entanto, o esforço de compreensão da parte não é fácil. Cada lote emanado pelas Meras representa um desafio. Ele surge pois como um enigma, uma suspensão da realidade, do todo, de modo a tornar possível a sua distinção face aos demais.    

  Plutarco, no livro A Fortuna ou a Virtude de Alexandre Magno, fala-nos desta dificuldade, quando diz que Devemos dizer, então, que a Fortuna faz os homens pequenos, medrosos e mesquinhos? Mas não é justo ligar o vício à má sorte, nem a coragem e a sabedoria à boa sorte. Muito, ao invés, teve a Fortuna a ganhar no reinado de Alexandre, porque então ela foi prestigiosa, invencível, magnânima, moderada e humana; pois, mal que ele morreu, logo Leóstenes disse que as suas forças, nas suas errâncias até à exaustão, se assemelhavam ao Ciclope que, depois de ter ficado cego, estendia suas mãos para tudo sem nenhuma meta: do mesmo modo o grande império agitava-se no vazio e desabava por causa da anarquia.” (336E-F, ed. R. Marques Liparotti, 90. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017). A distinção do sentido de cada lote conduz-nos necessariamente a este esforço de compreensão, daí que, por exemplo, os lotes astrológicos tenham uma importância vital em todo o sistema helenístico. São a mimésis deste sentido primordial

  O filósofo platónico continua essa ideia, afirmando que Assim como os artistas inábeis, colocando grandes bases sob pequenas estátuas votivas, lhes expõem a insignificância, também a Fortuna, de cada vez que eleva um ânimo medíocre por actos de peso e notoriedade, o que faz é desnudá-lo e desonrá-lo mais explicitamente, por causa dos erros e da vacilação gerados pela sua leviandade. A grandeza consiste, portanto, não na posse, mas no uso dos bens, já que até as crianças herdam reinos e poderes paternos, como Carilau, que Licurgo levou de fraldas a um convívio público e proclamou, em sua vez, rei de Esparta.” (337 C-D, ed. R. Marques Liparotti, 92). Se, de acordo com os dons de Hermes, se compreender, separando e distinguindo, os fios que o destino teceu, então a Vénus Celestial, exaltada em Peixes, poderá surgir como revelação. Essa é, de certa forma, a mensagem do Livro XI de O Burro de Ouro de Apuleio, quando a deusa Ísis surge como a salvadora de Lúcio, metamorfoseado em burro e sujeito às vicissitudes da Fortuna. Compreendida a parte, o todo ilumina-se.

  A sizígia de Setembro insere-se, primeiramente, num caminho ascendente de luz que se estende do próprio encontro dos luminares até Mercúrio retrógrado, o único planeta nesta condição abaixo do horizonte. Este caminho indica, porém, uma certa dificuldade de passar a mensagem de Virgem, de compreender, distinguindo, cada lote do destino. Paralelamente, este caminho insere-se numa via mais extensa que vai de Marte em Balança, junto ao Ponto Subterrâneo até à Vénus em Leão. Nesta senda, a harmonia dos opostos vê reforçada o seu imperativo escatológico de via salvífica de união entre o Deus e a Deusa, entre o Sol e a Lua. A retrogradação de Mercúrio apresenta, deste modo, uma certa resistência em interiorizar-se a mensagem do Eterno Feminino. Esta não é, todavia, uma novidade. Nas últimas décadas, quando se assistiu a uma expressão dinâmica da mensagem de um Divino Feminino, independentemente da sua forma, existiu sempre um qualquer tipo de resistência, ora mais académico, ora menos. Marte, no seu exílio em Balança, evidencia essa permanência, essa acção disruptiva, que suspende ou enfraquece a força transformativa da Mãe Divina.

  Já com uma outra manifestação, agora acima do horizonte, todos os planetas estão retrógrados (Úrano, Júpiter, Neptuno, Saturno e Plutão) e, num caminho de escalada pela montanha do céu, qual Monte Ida, ou seja, do Ascendente à Culminação, Júpiter é o astro mais alto. A mensagem do grande benéfico é aquela que já abordámos na reflexão acerca da sua actual retrogradação. No entanto, no tema do novilúnio de Virgem, Júpiter retrógrado em Touro firma-se no lugar do Bom Espírito (ἀγαθόν δαίμων), corroborando aqui o sentido profundo da compreensão de um lote ou parte do destino, pois o termo δαίμων é tanto o espírito como o destino, como ainda a divindade. A terminologia astrológica antiga é fértil e revela a especificidade do sistema helenístico, justificando-se assim a sua continuidade e o seu estudo.  

  Esta extensão espacial de planetas retrógrados acima do horizonte encerra ainda uma significação suplementar. Estes alongam-se triangularmente pelo céu, desde Úrano e Júpiter em Touro até Plutão em Capricórnio, junto ao Poente. Existe aqui uma senda da vida à morte, consolidando-se assim o bem da vida e o poder da morte, o modo de vida e a finalidade. Este trígono forma com a sizígia e Mercúrio em Virgem um Grande Triângulo de Terra, um que pede, pela força da retrogradação, uma reformulação das estruturas de valor. Dada a proximidade astro-mitológica de Virgem, e não Balança, à deusa da Justiça (cf. Figueiredo, R. M. de, 2021, Fragmentos Astrológicos, 143-6), esta renovação axiológica exige que se faça dos bens uma virtude, ou seja, em si mesmos, os bens do mundo não valem nada, servem apenas de meio para a natureza humana se expressar e para a humanidade ter uma vida melhor. A necessidade conduz-nos, seja por lição ou retribuição, a essa mudança de paradigma. 

  A relação do Grande Triângulo de Terra com o elemento Água é igualmente significativa, pois temos, por um lado, a oposição de Saturno e Neptuno em Peixes à sizígia e a Mercúrio em Virgem e, por outro, os dois sextis dos primeiros tanto a Júpiter e a Úrano em Touro como a Plutão em Capricórnio. Esta é a seta do destino que refunda a força da Necessidade na possibilidade de se criar uma liberdade de ser. Estes aspectos, conjuntamente ao sentido profundo do eixo Virgem-Peixes, vão colocar diante da percepção humana a compreensão daquilo que se julga ser a dicotomia entre determinismo e livre-arbítrio. Segundo o espírito da astrologia helenística, influenciada pelo estoicismo, pelo platonismo e pelo pitagorismo, os fios da Meras tecem os acontecimentos, mas não o nosso modo de ser e estar. Nesse sentido, a astrologia antiga, ou a sua herança para uma prática contemporâneo, não pode dizer que indica tendências ou possibilidades. O destino não muda, o que muda é a percepção de nós mesmos e do mundo. É um tema complicado, mas Saturno em Peixes vem colocar a Necessidade num sentido renovado de totalidade. No entanto, para que isso aconteça, e essa é a mensagem da oposição, é necessário a compreensão de cada lote ou quinhão do destino, ou seja, seguindo a máximo de Santo Agostinho é preciso crer para compreender e compreender para crer.

  O Dragão da Lua vem fortalecer o sentido profundo da Necessidade. Sobre o eixo Carneiro-Balança, a identidade, criando um elemento significativo de passagem entre a dualidade (Balança) e a unidade (Carneiro), terá de sair renascida, não por via da ilusão da alteridade, mas porque o peso do destino firma a consciência num ensimesmamento esclarecido. Na Cauda Draconis em Balança, a sombra do destino testará o humano e, na Caput Draconis em Carneiro, a luz da providência renovará a sua acção. Esta é uma mensagem importante sobretudo se tivermos em conta que se aproxima a segunda época de eclipses de 2023 (Eclipse Solar a 14 de Outubro e Eclipse Lunar a 28 de Outubro). O peso da sombra do destino está agora mais denso pelo facto de Marte está co-presente à Cauda Draconis em Balança. A debilidade de Marte em Balança e a gravidade da cauda do Dragão da Lua vão trazer consigo a inevitabilidade dos acontecimentos e se considerarmos, por exemplo, a quadratura destes a Plutão em Capricórnio, o sismo de Marrocos e a erupção do Kilauea encontrarão um sentido astrológico.

  Já a Vénus em Leão continua, agora no seu movimento directo, o significado que já explorámos anteriormente, dando a nobreza da alma ao desejo e às ligações. A sua união ao Dragão da Lua, por trígono à Caput e sextil à Cauda, vai fazer com que, rumo a um bem maior, o destino consuma a vaidade. Na verdade, a quadratura entre os benéficos fortalece esse imperativo: a universalidade do bem como tensão criadora. Já o sextil de Vénus em Leão a Marte em Balança recupera aquilo que já dissemos acerca do caminho ascendente de luz onde se insere o actual novilúnio. A Lua Nova de Virgem pede, em suma, esse esforço de compreensão dos desígnios da Fortuna, inserindo na razão de um todo cada parte do destino.

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