terça-feira, 26 de março de 2024

Brevemente: O Resto Permanece Humano: Livro III


Brevemente

O Resto Permanece Humano: Livro III


Será lançado brevemente o Livro III do projecto literário e poético O Resto Permanece Humano. Esta é uma obra de continuidade que, tal como as obras fragmentárias da Antiguidade, estará sempre incompleta e inacabada. Este é assim o 14º livro da minha autoria, o quarto de poesia.

segunda-feira, 25 de março de 2024

Reflexões Astrológicas 2024: Eclipse Lunar Apulso (Lua Cheia Balança-Carneiro)

Reflexões Astrológicas


Eclipses


Eclipse Lunar Apulso 

(Lua Cheia: Balança-Carneiro)

Lisboa, 07h13min, 25/03/2024

 

Lua

Decanato: Lua

Termos: Saturno

Monomoiria: Marte    

 

Sol

Decanato: Marte

Termos: Júpiter

Monomoiria: Saturno  

 

  O Eclipse Lunar Apulso de dia 25 de Março ocorre com a Lua no signo de Balança e o Sol no de Carneiro, com Carneiro a marcar a hora e cerca de quarenta e cinco minutos após o nascer-do-sol (hora de Lisboa), logo no Segmento de Luz (αἵρεσις) do Sol, estando este acima do horizonte, na I, no Leme do tema (οἴαξ), já a Lua está abaixo do horizonte, na VII, no lugar do Poente (δύσις). A Lua encontra-se no seu decanato, nos termos de Saturno e monomoiria de Marte, enquanto o Sol encontra-se no decanato de Marte, nos termos de Júpiter e monomoiria de Saturno. Após a aurora, com a noite terminada, o eclipse colocará a sua sombra sobre o eixo do horizonte e, a partir da Ascensão, trará consigo a mensagem do Dragão da Lua, aquela que une a necessidade e o destino.

  Um eclipse lunar apulso ou penumbral acontece quando a Lua passa só pela penumbra terreste, ou seja, pela parte menos escura da sombra da Terra. Neste tipo de eclipse, o obscurecimento da Lua é subtil e difuso, tornando a sua observação mais difícil. De um ponto de vista simbólico, a Terra não esconde a Lua, leva-a sob o véu. Não é Deméter pesarosa à procura de Perséfone, oculta sob a Terra com Hades, é sim Deméter, passeando, na Primavera e Verão, com Cora (Koré), protegida sob o manto materno. Um eclipse lunar expressa, também por esta razão, algumas das matizes de luz e sombra do feminino, mostrando a ponte de sentido que existe entre o mito e a realidade. No entanto, o eclipse actual não favorece o feminino, pois a Lua, no tema de Lisboa, afunda-se no Poente, num signo masculino e nos termos de Saturno.

  A luz e a sombra, guardados pelo corpo do dragão primevo, revelam a forma como a providência gere a parte e o todo, como concede cada porção de luz e sombra, sem perder nunca a visão do todo, o olhar da montanha. Proclo, nos Elementos de Teologia, diz-nos o seguinte: “Todo o todo-na-parte é uma parte de um todo-de-partes. Porque se é uma parte, é uma parte de algum todo; e este deve ser ou o todo que contém, em virtude do qual é chamado de todo-na-parte, ou então algum outro todo. Mas, na suposição anterior, será uma parte de si mesmo, e a parte será igual ao todo, e os dois idênticos. E se for uma parte de outro todo, ou é a única parte, e se assim for será novamente indistinguível do todo, sendo a única parte de uma unidade pura; ou então, uma vez que as partes de qualquer todo são pelo menos duas, este todo incluirá um outro elemento e, sendo composto por uma pluralidade de partes, será um todo das partes que o compõem. Por conseguinte, o todo-na-parte é uma parte de um todo-ou-partes.(Prop.68, The Elements of Theology, ed. E.R. Doods, p.65. Oxford, 1971: Clarendon Press).

  Ora se ultrapassarmos sem preconceito a linguagem filosófica, julgando que é erudição aquilo que apenas traduz a realidade, compreendemos uma porção daquela que é relação entre a parte e o todo. Esta relação é transcrita pelo eixo Peixes-Virgem, aquele será a próxima viagem do ciclo nodal. No entanto, o actual ciclo de eclipses ocorre no eixo Carneiro-Balança, ou seja, no eixo da identidade, aquele que une a unidade e a dualidade e que estabelece a travessia da ponte da alteridade. A significação destes dois eixos é fundamental para a compreensão, para a consciência íntima, da luz e da sombra sobre estes binómios. A providência colocará a necessidade (Caput) e o destino (Cauda) sobre estes conceitos e sobre a forma como integramos o seu sentido profundo. O eclipse de dia 25 de Março marca, neste ano de 2024, o início da continuação dessa viagem. O desafio será passar, neste e nos próximos anos, da identidade (Carneiro-Balança) à integração (Peixes-Virgem). 

  Seguindo a ideia desenvolvida por Proclo, será necessário compreender-se como a parte que nos coube participa do todo e de que tipo é esse todo, o que é, de facto, uma integração da identidade na totalidade. Porém, essa integração ocorre primeiro como revelação da consciência de si e depois como desagregação dessa mesma consciência na consciência do todo, ou seja, seguindo a inspiração estóica, a alma individual compreende que participa da Alma do Mundo. Quando um eclipse se firma sobre o horizonte, dando luz à sombra e sombra à luz, confirmando as suas naturezas, esse processo de integração toma a forma de desafio ou enigma. Se excluirmos Júpiter, Úrano e Plutão, todos os outros planetas estão presentes em signos dos eixos indicados. Na verdade, em Peixes, existe uma forte co-presença planetária (ou Stellium como hoje se diria). Neste signo, aquando do eclipse, estão Marte, Saturno, Vénus e Neptuno, os maléficos e os planetas da dádiva do amor (Vénus exaltada e Neptuno no signo por si regido).

  Face ao exposto, a influência do actual eclipse terá de conciliar a sua presença nos ciclos nodais com a extensão temporal da sua acção concreta. A questão da influência dos eclipses deve considerar sempre uma metodologia plural, uma que se fixe para além das horas equatoriais descritas por Ptolomeu. A leitura das declinações do Sol e da Lua colocariam uma influência restrita de um a dois meses, já a duração penumbral fixaria uma influência mais ténue, de quase cinco meses. Um outro critério que também firma a sua influência é a série Saros em que se insere. A série Saros 113 é uma série antiga que começou a 29 de Abril de 888 e que vai terminar a 10 de Junho de 2150. Este é o 64º eclipse de um total de 71 eclipses, o que confere uma certa maturidade à mensagem proposta pela série.

  A série Saros 113 é inaugurada por um eclipse em que o Dragão da Lua se estende pelo mesmo eixo que o actual, todavia, o eixo luminar encontrava-se no eixo Touro-Escorpião, ou seja, no eixo do ciclo nodal anterior ao que estamos a viver. Este factor, para a questão da influência, corrobora o sentido de uma influência abrangente, escrita num ciclo astrológico mundano mais amplo. O tema do primeiro eclipse de uma série Saros serve de matriz para toda a série e, seguindo este modelo interpretativo, existe uma proximidade do sentido astrológico inicial com o actual.

  No eclipse de 29 de Abril de 888, a Lua e Úrano estavam no signo que marca a hora, Escorpião, e no signo oposto, Touro, estavam o Sol, Mercúrio e Plutão. Em Carneiro, estava a Caput Draconis, Marte e Neptuno. Júpiter estava em Caranguejo e Saturno, culminando, em Leão. Curiosamente, Vénus era o único planeta que se encontrava cadente, o mesmo que hoje está exacerbado, mas também cadente. Porém, em 888, estava no lugar da Deusa (III) e hoje está na XII, no Mau Destino (ou Espírito). Existe pois uma potência por cumprir. Ora, aquando deste eclipse-matriz, ocorrem três mortes que conduzem a mudanças em três reinos diferentes. Morre o imperador carolíngio Carlos III, levando a mais uma cisão no Reino dos Francos. Morre Al-Mundhir, emir de Córdoba, sendo sucedido pelo irmão Abdullah ibn Muhammad al-Umawi. Ora Emirado de Córdoba vai anteceder o Califado de Córdoba que tanta importância terá na história política e cultural da época. Por fim, morre o imperador Xi Zong que também será sucedido pelo irmão, neste caso, Zhao Zong, e que dará continuidade à dinastia Tang.

  No mesmo ano, o rei Alfredo, o Grande, funda a Abadia de Shaftesbury, mas é sobretudo pelas efemérides militares que o período deste eclipse é lembrado. O conde de Vannes, Alan I, e o seu rival, Judicael, unem forças para derrotar os Vikings em Questembert. Dá-se também a Batalha de Milazo, em que os aglábidas esmagam a armada bizantina ao largo da Sicília. Deve-se salientar igualmente as expedições militares do rei Arnulfo da Caríntia na região dos Alpes e do norte de Itália, confirmando o seu poder na sucessão de Carlos III. Todos estes acontecimentos fundam um período de transformações e que, num curto período, vão provocar várias mudanças. O trígono entre os maléficos potenciou muitos destes momentos (Marte em Carneiro e Saturno em Leão).

  A influência espacial do eclipse de 25 de Março coloca o centro da sombra no mar, no Oceano Pacífico, perto do Equador, entre Puerto Ayora (Ilha de Santa Cruz, Equador) e as ilhas Marquesas, da Polinésia Francesa, estas um pouco mais a sul. À semelhança dos últimos eclipses e do próximo, o eclipse será visível em grande parte do continente americano. Já o manto penumbral será visível na ascensão da Lua nas zonas orientais da Europa e de África e, no seu declínio, no extremo ocidental da Ásia e da Oceania. Já nas regências geográficas antigas, e de uma forma menos intensa, o Sol em Carneiro, segundo Vétio Valente (Antologia I, 2), rege as seguintes regiões: a Babilónia, Elymais ou Elamais (Cuzistão, província do Irão), a Pérsia, a Palestina e as regiões circundantes, a Arménia, a Trácia, a Capadócia, Susã (cidade antiga, capital do Elão ou Susiana, hoje sudoeste do Irão), o Mar Vermelho e o Mar Negro, o Egipto e o Oceano Índico. Para Manílio, rege Helesponto (Estreito de Dardanelos), Propontis (Mar de Mármara), a Síria, a Pérsia e o Egipto (Astronomica, IV, 744-817). 

  De uma forma mais intensa, a Lua em Balança, também segundo Valente (Antologia I, 2), vai ter influência sob a Báctria (região persa do Coração que corresponde actualmente ao Afeganistão, Tajiquistão, Uzbequistão, Paquistão e China), a China, a zona do Cáspio, Tebaida (região do Antigo Egipto entre Abidos e Assuão), o Oásis (Oásis de Siwa ou Siuá, no deserto da Líbia), Troglodítica (região antiga do deserto líbio, mas que se pode estender por região que vai até ao Mar Vermelho e ao Corno de África), a Itália, a Líbia, a Arábia, o Egipto, a Etiópia, Cartago, Esmirna (Anatólia, Turquia), os Montes Tauro (Sul da Turquia), Cilícia (Turquia) e Sinope (Norte de Turquia, junto ao Mar Negro). Manílio coloca a Itália e, em especial, a cidade de Roma sob a regência de Balança, referindo, por um lado, que Roma controla as mais variadas coisas, exaltando e precipitando as nações nos pratos da balança, por outro lado, este é signo do imperador, de Augusto que terá nascido a 23 de Setembro de 63 AEC (Astronomica IV,773-77).

  O tema do eclipse de dia 25 de Março tem, como já observarmos uma grande concentração planetária nos eixos anunciados. Dos doze signos, apenas cinco tem a presença de planetas. Em Carneiro, temos o Sol, Mercúrio (e a Caput Draconis), já em Balança está a Lua (e a Cauda Draconis). Neste eixo de identidade, entre a unidade e a dualidade, a luz da acção e da palavra e a mediação criativa encontram-se obscurecidas, pendem sobre o horizonte como as escalas desequilibradas de uma balança. A sombra do eclipse vai trazer um obscurecimento ao sentido de identidade, à consciência daquilo que se é, tanto pessoal como colectivamente. De uma perspectiva política, o enraizamento dos valores democráticos encontra-se assombrado. A penumbra de um individualismo narcísico, incapaz de integrar as ideias de solidariedade e de Estado Social, corrompe a ponte democrática entre a igualdade e a liberdade. A Lua em Balança, num eclipse lunar, acentua o desequilíbrio de valores. Em Portugal, a cada dia que passa, o valor da Revolução de Abril perde-se na espuma dos dias, no desligamento da realidade.

  Mercúrio em Carneiro, como Estrela da Tarde, abaixo do horizonte, revela uma palavra que não faz, que tenta, mas não cria, que não promove uma verdadeira práxis. Tudo se perde na desinformação, na ignorância, na liquidez dos tempos. O sextil de Plutão em Aquário ao Sol, a Mercúrio e à Caput em Carneiro e o trígono à Lua e à Cauda em Balança, ambos em separação, trazem o sentido profundo da morte ao humano e à humanidade, potenciando o elemento de transformação anteriormente descrito. Existe uma desintegração de valores colectivos. Aquando da ascensão do nazismo, Saturno estava em Aquário e Úrano em Carneiro. De uma outra forma, quando Saturno e Neptuno passarem para Carneiro vamos encontrar elementos concordantes, diferentes, mas comuns. De uma outra forma, na Marcha sobre Roma, que marca a ascensão do fascismo italiano, Saturno estava em Balança e Marte em Capricórnio. Existe muitos pontos de ligação com a actual ascensão da extrema-direita.

  Júpiter e Úrano em Touro em quadratura a Plutão em Aquário e em sextil a Marte, Saturno, Vénus e Neptuno em Peixes servem de base conceptual e de estrutura de sentido para o tema do eclipse lunar. Nesta configuração astrológica, a par da que se estende no eixo Carneiro-Balança, repousa a mensagem de luz e sombra que a providência nos concede. Evágrio do Ponto, um monge-asceta e teólogo do século IV EC, afirma o seguinte: “O conhecimento espiritual é ‘as asas’ da mente; o gnóstico é a mente das asas. E se isto é assim, então as coisas carregam o signo das ‘árvores’: (elas são) aquelas coisas em que a mente se empoleira, desfrutando das suas folhas e deleitando-se com os seus frutos, enquanto almeja, a cada momento, a ‘árvore da vida’.(Kephalaia gnóstica 3.56 S2 in Evagrius of Pontus: The Gnostic Trilogy, ed. R. Darling Young, J. Kalvesmaki, C. Stewart, C. Stang & L. Dysinger, 284. Oxford, 2024: Oxford University Press). A humanidade precisa de asas, de voar pelo céu da gnose até à sabedoria. No entanto, a configuração astrológica mostra o contrário ou, no mínimo, as dificuldades de possuir essas asas e voar.

  Existe um elemento de sentido, e que já abordamos no tema do Ano Novo Astrológico, que pode ser designado como a estranheza do bem ou a negação da dádiva. A conjunção dos maléficos (Marte e Saturno) em Peixes traz a experiência do mal à vontade de totalidade. Porém, esta experiência do mal, como tal como o eclipse sugere no eixo luminar, nodal e de ascensão, é colocada numa balança, onde de um lado está a própria experiência do mal e do outro está a dádiva do amor. A união de Vénus e de Neptuno em Peixes, ou seja, o lugar de exaltação e de domicílio moderno, potencia exacerbadamente esta bênção. Contudo, esta dádiva perder-se-á até ao momento do eclipse solar e, nesse momento, a conjunção dos maléficos forçará o seu peso nas escalas da balança.

  Seguindo a citação de Evágrio do Ponto, Júpiter e Úrano em Touro são hoje, no voo da gnose, as árvores do conhecimento espiritual. Nesta posição e também pelos aspectos que se forma, nomeadamente o sextil aos planetas no signo de Peixes. A relação destes dois posicionamentos conjuga dois elementos, pois temos tanto o factor de estruturação ou reestruturação da realidade como a liberdade ou o livre-arbítrio sobre a experiência do mal e a dádiva do amor. No caso do tema de Lisboa, podemos observar como os regentes do eixo luminar recaem ambos na XII, no lugar do Mau Destino (κακός δαίμων), revelando a degradação da mediação, do elemento de passagem, entre o humano e a providência.

  O Eclipse Lunar Apulso de dia 25 de Março é o primeiro momento alto do Dragão da Lua em 2024 e é a primeira grande luta entre a luz e a sombra. No actual ciclo, é também o penúltimo eclipse lunar no eixo nodal Carneiro-Balança, o último em que o Dragão da Lua e os luminares estão neste eixo. Por isso, a questão da luz e da sombra sobre o eixo da identidade, sobre a unidade e a dualidade, tornar-se-á mais revelante, bem como o peso da sua mensagem durante o período de influência. Como em todo o eclipse, será necessário enfrentar a sombra e seguir a luz. 

quinta-feira, 21 de março de 2024

Dial Mundial da Poesia - 21 de Março


Dial Mundial da Poesia - 21 de Março

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terça-feira, 19 de março de 2024

Reflexões Astrológicas 2024: Ano Novo Astrológico

  Reflexões Astrológicas


Lunações


2024 – Ano Astrológico

Lisboa, 03h07min, 20/03/2024

 

Sol

Decanato: Marte    

Termos: Júpiter  

Monomoiria: Marte        

 

   O início do Ano Astrológico ocorre, como sabemos, com o ingresso do Sol no signo de Carneiro, logo no decanato de Marte, nos termos de Júpiter e na monomoiria de Marte. Já a Lua encontra-se, neste ano, no seu próprio segmento, em Leão, no mesmo elemento do Sol, em Fogo, e no decanato de Saturno, também nos termos de Júpiter e na sua monomoiria. A posição da Lua é aqui particularmente significativa, pois, daqui a um ano, aquando do início do Ano Astrológico de 2025, estará em Sagitário, completando-se, deste modo, o triângulo de Fogo. A Lua em Fogo está em desarmonia, masculinizada por um elemento dinâmico que a torna irascível e visceralmente instintiva. Para a hora de Lisboa, Capricórnio está a marcar a hora, colocando assim o Sol na IV, no Lugar sob a Terra (ὑπόγειον). O poder da finalidade ergue-se pois como o leme do ano, um que culmina na morte (Ponto de Culminação em Escorpião).           

   O Sol, encerrado no Lugar sob a Terra (ὑπόγειον), conserva em si um valor de gérmen, de potência de luz. A acção da luz (Sol em Carneiro) está guardada entre as mãos, como dádiva do futuro. Epicteto diz-nos o seguinte: “Fixa, a partir de agora, um carácter e um padrão para ti próprio, que guardarás quando estiveres sozinho, ou quando te encontrares com outros.(Encheiridion 33.1, trad. A. Dinucci & A. Julien, p.56. Coimbra, 2014: Imprensa da Universidade de Coimbra). A frase de Epicteto surge como indicador daquele que pode ser o regente ou os regentes do ano. Numa análise astrológica mundana, fixar um único regente para todo o planeta é metodologicamente errado e qualquer astrólogo rigoroso evitará esse diagnóstico. No entanto, a análise dos planetas com maior força ou poder (δύναμις) torna-se ela mesma imperativa.

   Para o tema de Lisboa, logo para Portugal, Saturno, por ser o regente do signo que marca a hora, será um planeta com força ou poder reforçado no ano de 2024, já a Lua em Leão é o único astro acima do horizonte, o que lhe confere o poder da luz visível, embora esta esteja num lugar inactivo e sob um olhar diametral tenso (Marte e Plutão). Face ao tema simbólico de Portugal e a uma tradição astrológica que faz de Peixes o seu signo regente, Saturno, a transitar por esse mesmo signo, torna-se assim um regente significativo. Já de uma perspectiva geograficamente indeterminada, Vénus é o planeta que tem mais força, pois aquando do ingresso vernal encontra-se no seu signo de exaltação (Peixes) e nos seus próprios termos. Mercúrio e Júpiter gozam também desta última dignidade, todavia a força de Vénus é maior. Esta encontra-se para além dos raios solares, numa posição dianteira, como Estrela da Manhã. A fase helíaca vai aumentar o seu poder.  

   Se regressarmos à frase de Epicteto, podemos compreender melhor a questão do regente ou dos regentes do ano astrológico de 2024. De um lado, temos Vénus em Peixes, o planeta mais dignificado, mas, no mesmo signo, temos também Saturno, que exerce pressão determinante sobre o período em causa. Os planetas em Peixes surgem, neste ano, como a potência de valor para a acção do Sol em Carneiro. Nesse sentido, é fundamental fixar, como diz Epicteto, um carácter, um padrão que sirva o próprio e a sua relação com os outros, ou seja, que firme a partir do interior a acção exterior, tanto individual como colectiva. Vénus e Saturno não são um par improvável, dado que o Amor e o Tempo caminham a mesma via. Só semeando se poderá depois ceifar. Porém, esta influência exercer-se-á sobretudo na primeira estação do ano, Primavera no hemisfério norte e Outono no hemisfério sul.

   De um outro modo, se, por um lado, temos em 2024 a permanência de Saturno no mesmo signo, em Peixes, por outro lado, temos Júpiter e o seu ingresso em Gémeos. O senhor da justiça e do bem, regendo o espaço, será também um regente do futuro. Ao ingressar em 2024 num signo de Ar, marca o tempo de influência que se iniciou com a grande conjunção em Aquário, em 2020, e se estenderá até 2060 com o encontro de Júpiter e Saturno em Gémeos, passando pela conjunção de 2040 em Balança. Em 2024, o ingresso de Júpiter em Gémeos torna-se particularmente significativo, pois possui elementos radicais desse ciclo mundano. No entanto, ao ingressar em Gémeos, Júpiter passará a olhar quadrangularmente para Saturno em Peixes, intensificando-se o carácter estruturante dessa relação.    

   A questão do regente do ano não pode limitar-se a uma redução numerológica, nem a uma sequência planetária, seguindo uma qualquer ordem, como, por exemplo, a ordem caldaica. Na verdade, como se percebe pela explanação anterior, não é possível reduzir a questão a um único planeta, pois os critérios de análise e determinação são plurais. Desta forma, podemos concluir que Vénus, Saturno e Júpiter vão ter uma força reforçada. No entanto, também Marte tem uma influência especial, uma vez que é o regente de Carneiro onde se encontra a Caput Draconis, determinando o actual ciclo nodal de eclipses. Marte terá assim uma relação óbvia com o Dragão da Lua e com sentido profundo do destino e da necessidade. Existe também um outro critério que eleva a influência de Marte em 2024. A conjunção dos maléficos que ocorre, mais ou menos, de dois em dois anos, firma-se agora no signo de Peixes, ou seja, Marte e Saturno vão exercer uma influência conjunta entre 22 de Março a 30 de Abril.

   Convém, no entanto, frisar-se um aspecto que determina com frequência muitas das interpretações. A explanação do mal tende a tornar-se mais atractiva. Existe um fascínio por aquilo que destrói, todavia, tende-se a ignorar que a destruição é apenas uma fase do ciclo e que a destruição é antecedida e sucedida pela criação. Este encantamento do mal conduz-nos, deste modo, a um certo esquecimento da dádiva do bem. Séneca, no De Constantia Sapientis, afirma o seguinte: “Finalmente, deve ser mais forte o que danifica em relação ao que é danificado; mas a maldade não é mais vigorosa do que a virtude; o sábio, portanto, não pode ser danificado. A injúria contra os bons só é tentada pelos maus; os bons, entre si, vivem em paz, os maus são tão perniciosos aos bons quanto entre si. Mas se não possível danificar a não ser o mais fraco, e o mau, por outro lado, é mais fraco que o bom, e os bons só devem recear injúria de quem não é bom, a injúria não atinge o homem sábio. Com efeito, já não é mais preciso ficar-te relembrando de que ninguém é bom, excepto o sábio.” (7.2, Séneca, Sobre a Providência Divina e Sobre a Firmeza do Homem Sábio, ed. R. da Cunha Lima, p. 90. São Paulo, 2000: Nova Alexandria).

   No tema do Ano Novo Astrológico, esta prevalência da sabedoria e do bem pode ser observada na relação entre os benéficos. Ora Vénus encontra-se num signo regido por Júpiter e é também o regente da triplicidade diurna de Júpiter e este encontra-se num signo regido por Vénus, sendo também o regente do decanato em que esta se fixa. Existe uma interdependência no valor da dádiva do bem, dando forma à afirmação de Séneca e mostrando como a sabedoria e o bem não se deixam afectar pela acção do mal. A retrogradação dos maléficos, de Saturno de 29 de Julho a 15 de Novembro e de Marte de 6 de Dezembro a 24 de Fevereiro de 2025, servem essa suspensão da acção do mal através da interiorização do potencial do bem. Essa ponte da potencialidade à acção, do pensamento ao acto, relembra-nos que a sabedoria é imperativa e que não se deixa ferir, pois ela é em si mesma o bem supremo, ou seja, a ignorância estende-se, mas não faz caminho.

   De igual forma, a retrogradação de Júpiter, de 9 de Outubro a 4 de Fevereiro de 2025, já com este em Gémeos, traz-nos também essa ponte, mas com algumas diferenças. Neste período, existirá um movimento que nos lembrará, colhendo os dons do signo de Gémeos, que a palavra e o conhecimento são vias de transformação, ou seja, neste caso, precisa de existir um reconhecimento positivo da dádiva da sabedoria. Já no que concerne aos transaturninos é preciso referir também as retrogradações e dizer-se que, pela sua própria natureza, não têm o mesmo tipo de influência. Ora Úrano estará retrógrado de 1 de Setembro a 4 de Fevereiro de 2025, Neptuno de 2 de Julho a 12 de Outubro e Plutão de 5 de Maio a 12 de Outubro. Destes planetas, quer no período de retrogradação, quer no seu movimento directo, só Plutão mudará de signo. De 3 de Setembro a 19 de Novembro, regressará pela última vez a Capricórnio. Esta é, na nossa era, a última oportunidade de assimilação da sua mensagem.

   No entanto, devemos relembrar que estes planetas avançam muito pouco num ano. Úrano trilhará em diante cerca de quatro graus e meio, Neptuno pouco mais de dois graus e Plutão quase dois graus. Assim, é com cautela que se deve interpretar a sua influência anual e sobretudo a influência pessoal. Será portanto aconselhável circunscrever a orbe de análise. Existe um extravasar de sentidos acerca da influência destes planetas que é, por vezes, descabida. Quando Plutão ingressou em Aquário, estando neste signo cerca de vinte anos, ouviu-se e leu-se disparates como por exemplo: “entrou na minha casa IV, um dos pais pode morrer”, “entrou na casa VI, indica doença grave” ou “entrou na casa VII, vai existir um divórcio”. Em vinte anos, é natural que qualquer uma dessas coisas possa acontecer, sem que que o responsável directo seja Plutão. O estudo astrológico é sempre holístico, ou seja, é uma visão do todo.  

   Na análise mundana de um ano astrológico, o tema do ingresso vernal e a evolução dos movimentos planetários até ao ingresso seguinte é o primeiro indicador. A este deve, porém, seguir-se o estudo dos eclipses, sobretudo por duas razões: a primeira assenta no facto de os eclipses serem expressões radicais da luz e da sombra, logo dos luminares, e a segunda por a sua influência se estender durante meses ou anos. Em 2024, existirão quatro eclipses: dois eclipses lunares, a 25 de Março e a 18 de Setembro, e dois eclipses solares, a 8 de Abril e a 2 de Outubro. Todos estes eclipses ocorrem no eixo Carneiro-Balança, logo no eixo de sentido entre a unidade e a dualidade. No entanto, antes do ano terminar, o Dragão da Lua passará para o eixo Peixes-Virgem, ou seja, para a ponte de sentido entre a parte e o todo, entre o conhecimento do lote e a sabedoria da totalidade. Passar-se-á então de eixo de identidade para um de integração.

   No tema do actual ingresso vernal, a interpretação das relações planetárias pode agora começar pelos transpessoais, pois existe com a mudança de signo de Plutão uma alteração no paradigma. Com Úrano em Touro, Neptuno em Peixes e Plutão em Capricórnio, existe uma harmonia entre estes planetas (sextil e trígono), mas, com Plutão em Aquário, este passará a estar em quadratura com Úrano e desligado, sem aspecto ptolemaico, face a Neptuno. Esta mudança representará não um qualquer deslumbramento aquariano, mas sim um agravamento de muitas das tensões que já se encontram latentes. Se não nos esquecermos que Aquário é primeiramente regido por Saturno e se observarmos no tema vernal como Marte e Plutão estão conjuntos neste signo, podemos concluir que existe uma corrupção nas estruturas de poder e na forma como estas se relacionam com as populações. A ligação de Marte e Plutão em Aquário ao Dragão da Lua (trígono à Cauda e sextil à Caput) coloca a destruição actual na urdidura da providência. A desagregação dos valores democráticos e o avanço da extrema-direita e do populismo são disso exemplo e a chegada, em 2025, de Saturno e Neptuno a Carneiro adensará os perigos que estão à espreita.

   Mercúrio que, em Carneiro, teria posição particularmente, por estar para além dos raios solares, mas como Estrela da Tarde e conjunto à Caput Draconis, poderá adquirir um valor de sentido ambíguo, apontando, por um lado, para o ímpeto da palavra criativa e, por outro, para a palavra que confunde, que deturpa e que promove a mentira como verdade. O destino e a necessidade pesam sobre palavra e conduzem o humano ao seu enigma primordial: para escolher a sabedoria é preciso seguir a via da verdade e esta implica sempre uma qualquer forma de angústia e de revelação. O sextil do Sol, de Mercúrio e da Caput Draconis em Carneiro a Marte e Plutão em Aquário e o trígono à Lua em Leão firmam um elo entre liberdade e destruição. No tema de Lisboa, o Ponto de Culminação encontra-se em Escorpião, logo numa posição que é quadrangular face aos seus regentes (Marte e Plutão em Escorpião). Existe um fenómeno de desagregação do humano como senda de possibilidade da criação de uma nova humanidade ou como via para uma nova extinção. O abismo abeira-se.

   Por o tema de Lisboa dignificar o segmento de luz nocturno, Vénus torna-se o grande benéfico e, por estar exaltada e nos seus próprios termos, ganha uma força reforçada. Desta forma, Afrodite expande o amor no domicílio de Júpiter, onde também se encontra Saturno e Neptuno, o seu regente moderno de Peixes. Este será um lugar de dádiva, a partir do qual se poderá expandir o seu sentido radical. O sextil a Júpiter e Úrano em Touro recuperam naturalmente o tema da Grande Mãe, da Mãe Terra e do Divino Feminino. No entanto, este é um númen que continua oculta entre o crepúsculo e a aurora. A quadratura da Lua em Leão a Júpiter e a Úrano em Touro e destes a Marte e a Plutão em Aquário impedem a dignidade espiritual do Divino Feminino e o reconhecimento da nobreza de espírito da sua dignificação. A nova ecologia precisa espiritualidade do feminino e a sociedade também.  

   O ano astrológico de 2024 aponta para um sentido que exalta a criação de pontes, de elementos de passagem. Vénus e Saturno, o desejo de criar e a necessidade de destruição, vão colocar o humano sob a égide radical desse factor de transformação. Existe pois uma necessidade de revalorização da dádiva do bem (Vénus e Júpiter), mostrando-nos que também entre as ruínas existem tesouros. É a luz da candeia, guardada sob o manto do sábio. O planeta que habitamos e a humanidade estão ao viver aquele momento entre eras, entre um ciclo que se fecha e um que ainda não se abriu. Em 2024, a experiência do limiar tornar-se-á, desta forma, um sentido profundo.

terça-feira, 12 de março de 2024

Reflexões Astrológicas 2023: Parte II - Citação 1


Novidade

Reflexões Astrológicas 2023: Parte II


Sinopse

Nas Reflexões Astrológicas, procura-se analisar anualmente alguns eventos astrológicos. O objectivo é examinar e explorar, de ano para ano, diferentes aspectos do sistema astrológico, de modo a apresentar uma compilação interpretativa o mais ampla possível.

No ano de 2023, as Reflexões Astrológicas focam-se nos principais fenómenos astrológicos: as Luas Novas, os Eclipses, Ingressos e Retrogradações. Inclui-se também uma interpretação um pouco mais extensa dos eclipses que ocorreram em 2023.

Uma vez que os textos aqui reunidos foram publicados nos blogues do autor e nas redes sociais do autor, o livro electrónico é de distribuição livre e gratuita. As Reflexões Astrológicas para 2023 serão disponibilizadas em duas partes, correspondendo cada uma aos textos de um semestre. O livro impresso será comercializado a preço reduzido, de modo a tornar estas reflexões acessíveis.

Livro
Edição Comum
(Paperback)
Edição: Janeiro de 2024
Páginas: 128
ISBN: 9798871329030
Preço: 9,00€ (UE)
https://amzn.to/48kVZgB

Ebook Gratuito

Saiba mais acerca deste ou de outros títulos em https://rodolfomfigueiredo.wixsite.com/livros

sexta-feira, 8 de março de 2024

Lançamento: Fragmentos Astrológicos 2ª edição, revista e aumentada


Lançamento de Livro

Fragmentos Astrológicos: 2ª edição, revista e aumentada


Sinopse

Os Fragmentos Astrológicos são uma forma de conhecer a Astrologia Antiga com um olhar contemporâneo e de encontrar um outro sentido para a astrologia enquanto linguagem ou representação da realidade.


Neste livro, estão reunidos um conjunto de textos que se encontravam dispersos no sítio, no blogue e nas redes sociais do autor. As primeiras três secções (Dicas Astrológicas, Reflexões Astro-Filosóficas e Considerações Astro-Mitológicas) serviram de mote para o título, pois inscrevem-se no estilo fragmentário sem perderem, porém, uma visão de totalidade. Na última parte, foram incluídos três ensaios (“Saturno e o Feminino na Astrologia Antiga”, “Dodecatemoria ou a Harmonia da 12ª Parte” e “O Mito como Sentido das Estrelas”) que estão em harmonia com os excursos anteriores e abordam três temas específicos da Astrologia Helenística.


Passados quase três anos da primeira edição, observou-se a necessidade de apresentar uma nova edição totalmente revista e aumentada. A revisão tentou uniformizar a terminologia, corrigir alguns erros e desenvolver certas formulações. Por outro lado, procedeu-se também a uma repaginação e a um melhoramento gráfico. Por fim, foram ainda incluídas actualizações na bibliografia.


Existiu, porém, um caso que mereceu um maior desenvolvimento. No ensaio “Dodecatemoria ou a Harmonia da 12ª Parte”, optou-se por aumentar os textos primários apresentados e as respectivas traduções. Na primeira edição, podia-se ler apenas o capítulo de Fírmico Materno dedicado à dodecatemoria. Ora, nesta edição, acrescentaram-se os versos de Manílio e o capítulo de Paulo de Alexandria. Estes três textos são as mais extensas exposições da técnica da dodecatemoria da literatura astrológica antiga, justificando-se assim esta opção.


A segunda edição dos Fragmentos Astrológicos pretende, desta forma, levar ao leitor, numa versão melhorada, uma obra que resume o pensamento astrológico do autor, bem como permitir a leitura, em língua portuguesa, de alguns dos textos que estão na origem da astrologia.



Livro

Edição: Março de 2024 
(1ª edição, Setembro de 2021)
Páginas: 266

Edição Comum
(Paperback)
ISBN: 9798874108779
Preço: 19,00€ (UE)

Edição Especial
(Hardcover)
ISBN: 9798874216344
Preço: 25,00€ (UE)


Ebook
Preço: 6,00€ (UE)

Saiba mais acerca deste ou de outros títulos em https://rodolfomfigueiredo.wixsite.com/livros

sexta-feira, 1 de março de 2024

Calendário Astrológico: Março de 2024





Conheça as principais efemérides astrológicas do ano que agora se inicia.

O calendário foi gerado pelo software astrológico Janus 5.5 e calculado paras as coordenadas de Lisboa (PT).

Saiba mais acerca dos nossos serviços de consultadoria (consultas profissionais de astrologia e tarot e consultadoria astrológica para empresas) em https://rodolfomfigueiredo.wixsite.com/astrologia-e-tarot

Conheça os nossos livros em https://rodolfomfigueiredo.wixsite.com/livro 




Descarregue o pdf com o Calendário Astrológico 2024