segunda-feira, 20 de março de 2023

Reflexões Astrológicas 2023: Lua Nova em Carneiro

 Reflexões Astrológicas


Lunações


Lua Nova em Carneiro (Primeira)

Lisboa, 17h23min, 21/03/2023

 

Sol-Lua

Decanato: Marte

Termos: Júpiter

Monomoiria: Marte  

 


  A Lua Nova de Março, aquela que marca o início do ano astrológico, ocorre naturalmente no signo de Carneiro, menos de um dia após o equinócio, com Virgem a marcar a hora para o tema de Lisboa e, deste modo, na VIII, no Lugar da Morte (θάνατος), da qualidade da morte, no decanato de Marte, nos termos de Júpiter e na monomoiria de Marte. A sizígia dá-se assim acima do horizonte e cerca de uma hora e vinte minutos antes do pôr-do-sol. Convém referir-se que, em 2023, vão assinalar-se duas luas novas no signo de Carneiro: uma no primeiro grau e outra no último, sendo esta um eclipse. No actual novilúnio, o encontro dos luminares ocorre a caminho do Poente, estando a Lua desfavorecida por estar fora do seu segmento de luz (αἵρεσις), num signo masculino, o da exaltação do Sol.

  Os temas do início do ano astrológico e da primeira Lua Nova de Carneiro convergem numa unidade de sentido que se estende, primordialmente, até ao segundo novilúnio, mas que marcará o ano de 2023, sobretudo até ao ingresso de Júpiter em Touro. Existem dois conceitos que marcam conceptualmente o signo de Carneiro. O primeiro é o conceito de Unidade, aquele que indica e promove o início do caminho vernal até Peixes, ou seja, da unidade à totalidade. O segundo conceito é o de πρᾶξις, a acção, e que resulta naturalmente do facto de, no Thema Mundi, Carneiro se encontrar no lugar de Culminação, no Meio do Céu, impulsionando tudo aquilo que se faz.  

  A via de Carneiro a Peixes ou de Peixes ao renovado Carneiro introduz, deste modo, uma outra ponte de sentido, uma que é, com frequência, difícil de conciliar, ou seja, aquela que une ou reúne a acção e a contemplação. A acção nasce da unidade e a contemplação procura a totalidade. São dois modos de ser e estar que a humanidade tem dificuldade de conciliar. No entanto, de um ponto de vista astrológico, a semente de um reside no outro. Um das mais antigas técnicas astrológicas, as dodecatemoria, cuja origem remonta à astrologia babilónica, embora naturalmente a um período posterior à criação do Zodíaco (século V AEC), apresenta a razão segundo a qual todas as propostas zodiacais criam uma harmonia de sentido.

  Na modelo do micro-zodíaco, mas também de uma outra forma na distribuição da décima segunda parte (v. Fragmentos Astrológicos, 2020: 173-92), ao dividir-se os trinta graus de um signo em doze partes de dois graus e meio e ao atribuí-las a cada signo, começando pelo próprio signo, existe uma integração das diversas significações numa só unidade. Assim sendo, acção e contemplação coexistem em todos os signos, embora no início ou no fim só em Carneiro e Peixes, assinalando-se a estrutura conceptual cíclica. 

  Manílio, numa das suas descrições dos signos, diz-nos, no entanto, acerca de Carneiro, que os seus desejos vão conduzi-lo ao desastre (Astronomica IV, 124-39). A acção sem finalidade, sem a contemplação ou a vontade de totalidade, é esvaziada e conduz necessariamente à ruína. Xenofonte, nas Memoráveis, afirma que “Os homens possuem, por natureza, tendências para a amizade, porque precisam uns dos outros: sentem compaixão, ajudam-se trabalhando em conjunto e, conscientes dessa situação, mostram-se agradecidos uns aos outros. Mas possuem também tendências para a guerra porque, quando consideram que as mesmas coisas são belas e agradáveis, lutam por causa delas e, como divergem nas opiniões, opõem-se uns aos outros; a discórdia e a ira são também sentimentos bélicos, a obsessão pelo lucro é hostil e a inveja conduz ao ódio.” (6.21-22, trad. A. Elias Pinheiro. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009). A lição de Xenofonte, de um ponto de astrológico, revela aqui o quanto Carneiro precisa do sentido de Balança, mas também do de Peixes, ou seja, na posição diametral e no fim do ciclo, encontra-se a chave da sua própria acção.

  Com a sizígia no Lugar da Morte, a acção que dá qualidade à morte torna-se mais significativa, sobretudo se conjugarmos esse sentido com o do Dragão da Lua. O eixo nodal passará, neste ano astrológico, do actual eixo Escorpião-Touro para o de Balança-Carneiro, ou seja, do eixo do valor (Morte e Vida) para o eixo da identidade (Dualidade e Unidade). Se considerarmos que o Dragão da Lua representa a interiorização do destino (Cauda Draconis) e da necessidade (Caput Draconis), a acção firma agora o seu sentido no peso, na gravidade do Destino e de como ele e o mundo são um e o mesmo. Nos Pensamentos, Marco Aurélio diz-nos o seguinte: “Tudo se harmoniza comigo o que contigo se harmoniza, ó mundo; nada me chega demasiado cedo ou demasiado tarde daquilo que a horas a ti acontece. Tudo quanto produzem as tuas estações, ó natureza, se volve para mim em recolhança de frutos! Tudo vem de ti, em ti se confina, a ti retorna.” (IV, 23, trad. J. Maia. Lisboa: Relógio D’Água, 1995). Desta forma, o mundo e a proposta de astrológica de unidade e totalidade constroem-se sob um princípio de concórdia, de simpatia universal.

  A via de luz que ocupa, neste novilúnio, o quadrante superior feminino estende-se de Úrano até Neptuno e, de certa forma, até Saturno, embora já pós-poente. É portanto uma senda que transporta a revolução da Mãe-Terra, da Grande Mãe, a partir do Lugar de Deus, até à totalidade do amor universal e da necessidade, no lugar onde a luz fenece e a morte solar se alonga. No entanto, se concentrarmos o sentido da luz apenas no signo da sizígia, podemos encontrar um caminho que começa em Júpiter, passa por Mercúrio e termina no encontro dos luminares. Júpiter e Mercúrio são, em sentido lato, Estrelas da Tarde, tendo portanto uma visibilidade pós-poente que os torna, neste caso, expressões femininas. No entanto, numa análise mais restrita, existe uma diferença entre os dois planetas, pois Mercúrio encontra-se sob os raios solares (15 graus). A força abrasiva do Sol enfraquece assim a sua expressão.

  Júpiter e Mercúrio, devida a esta posição helíaca, tornam-se dependentes da força activa da sizígia. Porém, a união da razão e da palavra e da justiça e do bem à acção da luz adquire aqui uma força reforçada. Por outro lado, por estar fora do seu segmento e consequentemente ser o grande maléfico, Marte ganha uma força destrutiva suplementar. A essa qualidade acrescenta-se também o facto de ser o astro mais alto e aquele que se encontra mais próximo da culminação.

  Estes elementos posicionais concedem a Marte em Gémeos, já no fim do seu caminho por este signo, uma malignidade que contamina a acção humana. Ora, desta forma, o sextil entre Marte e a sizígia, bem como a Júpiter e Mercúrio, transporta consigo o peso da liberdade, ou seja, quando se escolhe o litígio, o confronto, as expressões de ira ou inveja, sofre-se o retorno da desmedida. A acção traz sempre consigo a reacção. A Necessidade não permite que roda do destino pare.        

  A retribuição da acção promovida por Marte em Gémeos expressa-se pelos raios quadrangulares entre este e Saturno e Neptuno em Peixes. De um ponto de vista astro-político, este é representa, como uma tensão, a dificuldade de se promover o Estado Social, a sua função primordial de diminuir a desigualdade e as assimetrias sociais. A conjunção de Saturno e Neptuno pedirá, ou exigirá, a refundação do socialismo como ideologia, mas também como sistema político e modelo socioeconómico.

  Na verdade, quando Júpiter passar para Touro, unindo-se hexagonalmente a estes planetas, o ecosocialismo reforçará a sua expressão política. Se pensarmos que, quando Plutão ingressar em Aquário, fará uma quadratura a Úrano em Touro, agravando as consequências nefastas das alterações climáticas, percebemos então que as transformações político-ideológicas se tornam necessárias. A selvajaria do individualismo liberal e a incapacidade de mudança do conservadorismo, a par da intolerância da extrema-direita, não vão servir os tempos que se avizinham e as necessidades da humanidade. 

  É também assinalável, pela força da despedida, a quadratura de Plutão em Capricórnio à Lua, ao Sol, a Mercúrio e a Júpiter em Carneiro. O poder da morte colide com a luz da acção. Existe uma pulsão de transformação que não se efectiva. Não existe, no acto criativo que cada um pode promover, uma integração da via do abismo ao cume, daquela que, como diria Heraclito, faz com que o caminho a subir e a descer seja um e o mesmo. A revelação que ilumina esse trilho que se oculta na espuma dos dias encontra-se parcialmente em Vénus.

  Em Touro, a deusa do amor encontra-se no seu domicílio e curiosamente encontra-se com aquele que, segundo o mito patriarcal, lhe deu origem. Afrodite/Vénus terá nascido da castração de Úrano. No entanto, neste signo feminino, existe uma proeminência da deusa do amor sobre o deus do céu. Aqui Vénus firma a sua expressão de amor universal, mas também de dádiva da terra, de flor e fruto.

  A relação de Vénus e de Úrano em Touro, a partir do Lugar de Deus, com Saturno e Neptuno em Peixes (sextil), mas também com Plutão em Capricórnio (trígono), agregando em si a mensagem do Dragão da Lua, assinala a forma como o Sagrado Feminino marca os nossos tempos. O amor e a necessidade assumem-se como baluartes de uma nova era, um tempo em que a sabedoria se erguerá sobre as cinzas da realidade. Na Era do Espírito Santo, depois de séculos de exílio, o rosto feminino do divino revelar-se-á.

  No tempo entre o actual novilúnio e a segunda Lua Nova de Carneiro, não encontraremos nenhum planeta retrógrado, promovendo-se assim, uma vez mais, a ideia de actividade. Mercúrio, Vénus e Marte avançarão para os signos seguintes: Mercúrio de Carneiro para Touro; Vénus de Touro para Gémeos; e Marte de Gémeos para Caranguejo. Já Júpiter e Saturno permanecerão nos signos actuais, ou seja, Júpiter em Carneiro e Saturno em Peixes. Nos planetas colectivos, Úrano continuará o seu ingresso por Touro e Neptuno por Peixes, enquanto Plutão chegará a Aquário.

  A Lua Nova de Carneiro transporta consigo o sentido profundo de conjugar a unidade na acção e de tornar a identidade uma forma de actividade. No entanto, a acção precisa de propósito, de finalidade. Esse é o desafio que se avizinha.  

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