sexta-feira, 11 de abril de 2025

Poema Inédito "A Sorrir o Destino"


Devemos estar atentos, pois o Destino sorri e nem sempre é quando o Sol nasce ou no calor de meio-dia. Por vezes, surge a caminho do Inverno, quando Sol se põe depois da décima sétima hora. 


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quinta-feira, 10 de abril de 2025

Reflexões Astrológicas 2024 - Citação 3


Novidade

Reflexões Astrológicas 2024


Sinopse

Desde 2021 que, nas Reflexões Astrológicas, se procura analisar uma selecção de efemérides astrológicas. O objectivo é examinar e explorar em cada ano diferentes aspectos do sistema astrológico, de modo a apresentar uma compilação interpretativa o mais ampla possível. No ano de 2024, as Reflexões Astrológicas focam-se nos seguintes fenómenos astrológicos: o Novo Ano Astrológico, os Eclipses, Ingressos e Retrogradações. Inclui-se assim, à semelhança dos anos anteriores, uma interpretação um pouco mais extensa dos eclipses de 2024: dois eclipses solares e dois eclipses lunares.

A interpretação astrológica que aqui se apresenta sustenta-se nas vertentes que o autor elegeu como as suas especialidades: a Astrologia Antiga, a Astrologia Hermética e a Astrologia Mitológica. Paralelamente, procura-se criar uma ponte entre a astrologia e a filosofia, visando o desenvolvimento de uma Filosofia da Astrologia e de uma Astrosofia, baseada na filosofia prática e nos exercícios espirituais e tendo como pano de fundo o estoicismo, cujos pressupostos permitem uma estrutura conceptual de passagem entre estas bases e a leitura hermética da astrologia.

Em suma, ao longo dos vários capítulos, pretende-se conjugar a interpretação astrológica com uma leitura filosófica e espiritual, mas não subordinada às modas esotéricas das últimas décadas. Dessa união, dessa exigência do pensar, pode nascer uma nova astrologia, uma astrologia refundada.

Livro
Edição Comum
(Paperback)
Edição: Janeiro de 2025
Páginas: 138
ISBN: 9798301501531
Preço: 9,00€ (UE)


Ebook Gratuito

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terça-feira, 1 de abril de 2025

Calendário Astrológico: Abril de 2025




Conheça as principais efemérides astrológicas de Abril de 2025.

O calendário foi gerado pelo software astrológico Janus 5.5 e calculado paras as coordenadas de Lisboa (PT).

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sexta-feira, 28 de março de 2025

Reflexões Astrológicas 2025: Eclipse Solar Parcial (Lua Nova em Carneiro)

Reflexões Astrológicas

Eclipses 



Eclipse Solar Parcial 

(Lua Nova em Carneiro)

Lisboa, 10h47min, 29/03/2025

 

Sol-Lua

Decanato: Marte  

Termos: Vénus   

Monomoiria: Sol    

                                           

 

   O Eclipse Solar Parcial de 8 de Abril ocorre no signo de Carneiro, com Caranguejo a marcar a hora (hora de Lisboa), no primeiro grau e apenas a quatro minutos, no Segmento de Luz (αἵρεσις) do Sol, com os luminares acima do horizonte, na X, no lugar daquilo que se faz, da Práxis (πράξις), embora a culminação caia na IX (casa-signo ou signo inteiro), e cerca de quatro horas e vinte minutos após a hora de alba, no decanato de Marte, termos de Vénus e na monomoiria do Sol. Os eclipses solares anteriores ocorreram junto ao Poente, já o actual encontra-se a caminho da culminação. Este elemento de análise consagra o sentido deste eclipse como marco de transição, pois é o último do ciclo no signo de Carneiro. O eixo nodal vai fixar-se no eixo Virgem-Peixes. O próximo eclipse solar de 2025 será no signo de Virgem, ou seja, define-se uma via de sentido que corresponde a metade do ciclo zodiacal.

   Nesta senda nodal de Carneiro a Virgem, lembrámo-nos dos versos inaugurais da Divina Comédia de Dante: “Nel mezzo del cammin di nostra vita/ mi ritrovai per una selva oscura,/ ché la diritta via era smarrita.” (No meio do caminho em nossa vida/eu me encontrei por uma selva escura/ porque a direita via era perdida. Inferno I, 1-3, trad. Vasco Graça Moura. Venda Nova, 2000: Bertrand Editora). No entanto, Carneiro não chega a Virgem pela “direita via”, o caminho nodal é uma via de retorno e terá de passar por Peixes sem o integrar o seu sentido. Caminha até à parte sem tomar como sua a totalidade, a finalidade do caminho. A identidade do eixo Carneiro-Balança segue uma via de sombra onde terá de enfrentar os seus fantasmas e aqui também no sentido etimológico do termo, ou seja, terá de se destruir e recriar a partir das suas próprias imagens. A “selva escura” é o lugar onde o humano e a humanidade podem ver o maior dos seus medos. Nesse lugar, vêem-se a si mesmos. A visão do espelho é assustadora. É como Dorian Gray a deixar o pano que cobre o objecto misterioso que esconde o seu verdadeiro eu. O olhar para si mesmo, seja para o humano, individualmente, ou para a humanidade, é aterrador e é assim que deve ser, pois a iniciação nasce desse medo, nessa “selva escura”.

   Como já constatámos anteriormente, Jasão, o herói de Ares (Marte, domicílio) precisa do favor de Apolo (Sol, exaltação) para que a finalidade da viagem seja alcançada, ou seja, precisa da luz para encontrar o fim, para chegar ao velo ou tosão de ouro (Κρίος Χρυσόμαλλος), a pele do aríete ou carneiro imortal (Carneiro), filho de Posídon (Neptuno, regente moderno de Peixes). A ligação nodal entre os dois eixos (Carneiro-Balança e Virgem-Peixes) leva-nos, pela via do destino e da necessidade, pelo corpo do Dragão da Lua, numa viagem que terá de estabelecer uma ligação de sentido, um elemento de passagem, entre a identidade e a integração. Curiosamente, os dois eclipses solares de 2025 fixam-se do lado desses eixos onde os elementos estão separados. São a unidade (Carneiro) sem a dualidade (Balança). São a parte (Virgem) sem o todo (Peixes). Essa ausência é a sombra sobre o sentido, é a ocultação da finalidade.

   Num eclipse solar, é a luz que sofre o avanço da escuridão, pois o seu manto de sombra cobre o alcance dos raios. Ora isso acontece, todavia, por decreto da Providência. É o destino a operar e a necessidade a determinar. A este respeito, Séneca diz-nos o seguinte: “Que a nossa alma, por tanto, se habitue a entender e a suportar o seu destino, a saber que nada é interdito à fortuna, que esta tanto se abate sobre os impérios como sobre os imperadores, que tanto poder tem sobre as cidades como sobre os homens. E não devemos indignar-nos contra as desgraças: nós entramos num mundo que se rege precisamente por esta lei. Se a lei te agrada, obedece-lhe; se não, sai deste mundo pelo processo que quiseres! Indigna-te, sim, com alguma iniquidade que o destino te tenha feito somente a ti; mas as leis que regem o mundo constrangem tanto os grandes como os humildes, e por isso deverás reconciliar-te com o destino: ele dará solução a tudo! Não deves avaliar os homens pelos túmulos, pelos monumentos fúnebres que, uns maiores outros menores, se erguem ao longo das estradas: reduzidos a cinzas, todos os homens são iguais. Desiguais no nascimento, todos somos iguais na morte.” (Ep.91.15-16; Cartas a Lucílio, 2ª ed,, trad. J. A. Segurado e Campos. Lisboa, 2004: Fundação Calouste Gulbenkian).

   A lei de Adrasteia, senhora do inevitável, impera sobre o mundo e um eclipse solar tende a recair mais sobre impérios e imperadores do que sobre o comum. A estes, só a lei das Meras (Moiras) afecta o seu destino, ou seja, só o grau do eclipse tende a afectar o tema natal, pois moira (μοίρα) é em grego tanto o destino como o grau. A Lua é a vida e o Sol a consciência da vida, daí que um eclipse lunar anuncie mais a vida planetária e um eclipse solar a sua consciência, ou seja, a organização política e social. Os eclipses solares vão pesar mundanamente sobre a humanidade. O peso do destino, a sombra, recai sobre o que se faz colectivamente. Este sentido é particularmente expressivo no tema do eclipse.

   Se pensarmos que, no tema, a posição dos signos sobre os lugares ou casas reproduz o Thema Mundi, ou seja, com Caranguejo a marcar a hora, observamos que essa conciliação entre πράξις, entre aquilo que se faz, e o encontro umbral dos luminares no signo de Carneiro se torna uma unidade de sentido. Ora esta unidade vai acentuar uma pressão da sombra sobre a luz, ou seja, na expressão ou na acção dos líderes mundiais sobre as comunidades. O facto de Marte estar no signo que marca a hora, Caranguejo, e Saturno estar junto ao Ponto de Culminação, em Peixes, contribui para o carácter deletério dessa acção. Ao vermos hoje a acção política assustadoramente centrada nos líderes, temos de trazer à memória outros tempos, tempos em que os cultos da personalidade eram cultivados e impostos. O sentido de comunidade tende então a perder-se

   A ascensão recta dos luminares fixa uma influência temporal mais intensa até pouco mais de seis meses, o que nos leva a estabelecer um tempo electivo até ao eclipse solar de 21 de Setembro. No entanto, a magnitude do eclipse pode estender o seu efeito até perto de um ano, já as declinações dos luminares, em especial, a do Sol, determina uma extensão dos efeitos até cerca dos três anos e meio. Aquilo que acontecer até Setembro produzirá um efeito que se fará sentir até ao final de 2028. Em termos espaciais, o centro do eclipse firma-se no Pólo Norte, no extremo norte do Québec, numa área muito próxima da Gronelândia. Se pensarmos nas deambulações megalómanas de um certo líder quanto ao domínio territorial desta zona do planeta, o centro deste eclipse ganha um sentido mais consentâneo. O manto umbral e penumbral estender-se-á, porém, pelo Oceano Atlântico até às áreas ocidentais e mais a norte da Europa e de África, alcançando a Rússia.

   Nas regências geográficas antigas, o Sol e a Lua em Carneiro regem, segundo Manílio, o Helesponto (Estreito de Dardanelos), Propontis (Mar de Mármara), a Síria, a Pérsia e o Egipto (Astronomica, IV, 744-817). Já Vétio Valente (Antologia I, 2) diz-nos que o signo exerce influência sobre as seguintes regiões: a Babilónia, Elymais ou Elamais (Cuzistão, província do Irão), a Pérsia, a Palestina e as regiões circundantes, a Arménia, a Trácia, a Capadócia, Susã (cidade antiga, capital do Elão ou Susiana, hoje sudoeste do Irão), o Mar Vermelho e o Mar Negro, o Egipto e o Oceano Índico. Heféstion resume as regências dizendo que, para Ptolomeu, rege a Britânia, a Galácia, a Germânia, a Palestina, Edom e a Judeia e, para Hiparco e para os antigos egípcios, rege a Babilónia, a Trácia; a Arménia, o vale da Pérsia, a Capadócia, a Mesopotâmia, a Síria, o Mar Vermelho (Apotelesmática I, 1).

   O actual eclipse pertence à série Saros 149. É 21º eclipse de um total de setenta. Deve-se assinalar que este é o último eclipse parcial antes da fase de eclipses totais que se inicia com outro eclipse no signo de Carneiro (9 de Abril de 2043). A série Saros 149 teve o seu início a 21 de Agosto de 1664, com um eclipse no signo Leão, e terminará a 28 de Setembro de 2926, com um eclipse no signo de Balança. No eclipse-matriz, o Sol, a Lua, Mercúrio, Vénus e a Caput Draconis estavam em Leão, no mesmo elemento do eclipse actual. Marte estava em Balança e Saturno em Sagitário. Júpiter e Neptuno encontravam-se em Capricórnio. Em Aquário, estava Úrano e a Cauda Draconis e, em Gémeos, Plutão. Balança marcava a hora e Caranguejo culminava (hora de Lisboa).

   No ano de 1664, aquando do eclipse-matriz, temos de assinalar a vitória dos portugueses sobre os espanhóis, na Batalha de Castelo Rodrigo (7 de Julho), um feito essencial na Guerra da Restauração. A 1 de Agosto, também antes do eclipse, dá-se a Batalha de São Gotardo onde o exército habsburgo derrota o exército otomano. Por outro lado, a 27 de Agosto é fundada a companhia francesa das índias orientais. A 8 de Setembro, Nova Amsterdão rende-se a uma esquadra naval britânica, liderada por Richard Nicolls. A cidade capturada será então renomeada, em homenagem ao Duque de York, o futuro rei Jaime II, passando a chamar-se Nova Iorque. O enquadramento histórico do eclipse-matriz serve sobretudo para acentuar a intensa expressão político-militar desta série. Ora este carácter bélico vai evidenciar o seu lado mais negativo pelo facto da posição original dos maléficos estar em aspecto quadrangular à posição actual (Marte em Balança e agora em Caranguejo e Saturno em Sagitário e agora em Peixes). Se tivermos dúvidas da repetição da história, podemos afirmar com certeza a repetição do humano.

   O eclipse solar de 29 de Março é o terceiro de três eventos astrológicos que mereceram uma reflexão, tendo sido o primeiro o eclipse lunar de 14 de Março e o novo ano astrológico com o ingresso do Sol em Carneiro a 20 de Março. Se observarmos os três temas, podemos concluir que as retrogradações de Mercúrio e Vénus são as principais diferenças. No caso de Vénus, existe inclusive um reingresso no signo anterior, em Peixes.  

   A retrogradação de Mercúrio obriga a um pensar ou repensar da palavra que nos poderia levar até Epicteto quando este diz o seguinte: “Sinais de quem progride: não recrimina ninguém, não elogia ninguém, não acusa ninguém, não reclama de ninguém. Nada diz sobre si mesmo – como quem é ou o que sabe. Quando, em relação a algo, é entravado ou impedido, recrimina a si mesmo. Se alguém o elogia, se ri de quem o elogia. Se alguém o recrimina, não se defende.(Encheiridion 48.b1, trad. A. Dinucci & A. Julien, 2014: 64. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra). Mercúrio em Carneiro dá uma certa impulsividade à palavra. Ora a retrogradação neste signo conduz ao domínio dessa pulsão o que combina perfeitamente com a lição de Epicteto.

   A retrogradação de Vénus até ao signo da sua exaltação, embora não de volta ao grau exacto, mas colocando-a conjunta a Neptuno, o seu regente moderno, vai firmar primeiramente a reformulação daquilo que se deseja, estabelecendo uma necessidade de foco que se estenda para além da identidade e, de uma forma mais profunda, que restabeleça a gravidade do amor. A dádiva de Vénus, neste olhar de novo, é um tesouro de vida, pois que permite que se olhe uma outra vez para o lugar onde o amor caiu, onde a sua gravidade se fundou. É uma bênção que não deve ser ignorada. Por outro lado, a senda de uma Vénus que sai de Carneiro para voltar a Peixes e para, por sua vez, regressar renovada a Carneiro tem um sentido profundo. O amor sai dos perigos da identidade, da frágil ponte entre unidade e dualidade, para regressar a imersão do todo, à integração da totalidade. Ora nessa viagem o amor pode perder-se e afundar-se ou pode dar à costa, brilhante, com um sentido de finalidade, de propósito. Neste tempo, podem estabelecer-se intensas afinidades electivas e conexões para lá da vida e da morte.

   No tema do eclipse solar de 29 de Março, Vénus vai voltar a reunir-se com Neptuno, com Saturno e com a Caput Draconis. Os sentidos do passado são recuperados, todavia, não é um regresso ao mesmo, é uma renovação. No rio do tempo, as águas que passam não são iguais. A união de Vénus e Neptuno vai dar ao princípio do amor a imaginação criativa, o que potencia a sua acção natural e criativa. Quando se une a Saturno, o que em Peixes não tende a ser muito negativo, Vénus vai conciliar a gravidade do tempo com a ardência do desejo. A Caput Draconis conjuga com estes a possibilidade de elevação face à força da necessidade. Esta é uma bênção quase oculta em pleno eclipse solar. Numa viagem pela sombra, é possível trazer do todo a unicidade de si.    

   No eclipse lunar era Plutão em Aquário o astro mais alto agora é Saturno em Peixes. Da lição da morte passamos para lição do tempo. Na verdade, não existe verdadeira aprendizagem sem a integração destas duas lições. Se a vida não pedisse estas duas lições, as pulsões dos planetas pessoais dominariam e iriam corromper a natureza a um ponto de não retorno. A morte e o tempo fazem com que se dê valor às coisas, às pequenas coisas, às coisas importantes. Nós, humanos, somos a soma dessas pequenas, unidas em algo único, na felicidade. Na sua origem etimológica, a felicidade consiste é ter em si uma bom estado demiúrgico, ou seja, ter um bom elemento de passagem. Ora essa viagem só possível com a consciência íntima da morte e do tempo e, por outro lado, pela elevação que só o amor e a sabedoria concedem.

            Neste eclipse solar, esta senda é uma subida de Marte em Caranguejo até Saturno em Peixes e é nessa viagem que o manto umbral se estende, escondendo os luminares. A quadratura destes, e de Mercúrio retrógrado, a Marte revelam o medo da origem e a violência de regressar ao passado. Ora, sabendo nós de uma maior influência geopolítica nos eclipses solares, este sentido torna-se mais vivo e mais actual. Estamos a viver, quer queiramos, quer não, tempos sombrios. Na verdade, a humanidade que almejava por progresso vê-se hoje à beira do princípio. Os sinais estão lá. As Meras falam nos astros e indicam os lugares de todas as encruzilhadas, sim porque, sob a égide de Hécate, numa das vias reside, como sempre, a esperança. Esta é a razão pela qual no fim do caminho zodiacal, naquele de Carneiro a Peixes, se encontram os dois benéficos: Júpiter no seu domicílio, Vénus na sua exaltação. Com o manto de sombra em Carneiro, esse fim do caminho não é vislumbrado. Vivemos tempos em que a verdadeira esperança tende a perder-se.

   A beleza da vida diz-nos sempre que a luz da esperança gosta de se ocultar nas ruínas, pois é sob a cinza e a poeira que se escondem as pequenas luzes que salvam o mundo. Os sextis de Júpiter em Gémeos e de Plutão em Aquário aos luminares em Carneiro permitem ver elementos potenciais de transformação. Estes são aspectos que trazem consigo a potencialidade da busca, da procura, de ver entre os fragmentos da realidade a luz que ilumina e transforma. Esta é uma bênção da vontade, do ímpeto salvífico. Já a quadratura entre Vénus em Peixes e Júpiter em Gémeos traz consigo a estruturação do bem. Curiosamente, esta são duas constelações representadas de forma mitológica pelo amor: em Peixes, Afrodite e Cupido; em Gémeos, Castor e Pólux. O trígono entre Marte em Caranguejo e Vénus em Peixes que antecede, na já enunciada via de culminação, o mesmo aspecto mas com Saturno vai servir de apelo ao caminho do meio, à via da moderação. Actualmente, a prudência, a temperança é tão esquecida quanto necessária. A arte e a nobreza de colocar racionalidade nas pulsões são por vezes o que resta à humanidade e, em especial, aos seus líderes. Se não existirem, o abismo torna-se mais próximo.

   O eclipse solar de 29 de Março, o último do actual ciclo nodal no signo de Carneiro, apresenta-nos os riscos de colocarmos as nossas angústias e os nossos anseios em certas lideranças. O manto de sombra cai hoje de forma muito notória nos perigos de semear as autocracias no seio das democracias modernas. Existe também, apesar de certos esforços ilusórios de paz, um perigo iminente de continuação e alastramento de certos conflitos mundiais. Quando é mais fácil dar dinheiro para o armamento e a guerra do que para a pobreza e a desigualdade, revelamos uma humanidade doente. No entanto, antes e depois da sombra, temos de continuar sempre a procurar a luz.

quarta-feira, 19 de março de 2025

Reflexões Astrológicas 2025: Ano Novo Astrológico

  Reflexões Astrológicas


Ingressos


2025 – Ano Astrológico

Lisboa, 09h02min, 20/03/2025

                 

Sol

Decanato: Marte    

Termos: Júpiter  

Monomoiria: Marte        

 

   O início do Ano Astrológico ocorre, por convenção vernal e por influência da tradição astrológica do hemisfério norte, com o ingresso do Sol no signo de Carneiro, logo no decanato de Marte, nos termos de Júpiter e na monomoiria de Marte. Note-se, neste ponto preliminar, que se fosse seguida a tradição do Thema Mundi, então o início do Ano Astrológico aconteceria com o ingresso do Sol em Caranguejo, o que estaria em harmonia com os primórdios da espiritualidade pagã e com a relação primordial do humano com a luz celeste. Os solstícios e as lunações são as celebrações mais antigas e mais enraizadas nessa relação. No entanto, a tradição vernal do hemisfério norte tornou-se dominante e essa é a que de forma mais agregadora aqui se segue.

   A Lua encontra-se, neste ingresso, fora do seu segmento, em Sagitário, no mesmo elemento do que em 2024, em Fogo, quando se encontrava em Leão, e no decanato de Mercúrio, nos termos de Júpiter, tal como em 2024, e na monomoiria de Saturno. A presença da Lua num signo masculino e no elemento Fogo não lhe é naturalmente favorável, pois constitui uma desarmonia que não conduz à expressão das suas qualidades primárias e inatas. Para a hora de Lisboa, Touro está a marcar a hora, colocando assim o Sol na XII, no Lugar do Mau Destino (κακν δαίμων), e a Lua no Lugar da Morte (θάνατος). A luz, embora sob olhar triangular, encontra-se assim em debilidade, pois a natureza dos lugares que ocupa enfraquece a sua expressão.

   À semelhança daquilo que se enunciou na reflexão astrológica do ano passado, a questão do regente do ano, tal como é simplisticamente colocada pela astrologia de massas, assenta ou em premissas erradas ou em metodologias incoerentes. Dever-se-á considerar, deste modo, como primeira premissa, a força planetária dominante aquando do início do ano astrológico. A análise das dignidades revela, excluindo-se primeiramente os transaturninos, um enfraquecimento de todas as forças planetárias. A Lua, pelas condições já referidas, vê então a sua natureza feminina e essencial comprometida. Os benéficos estão ambos nos signos do seu detrimento, Vénus em Carneiro e Júpiter em Gémeos. Depois tanto Vénus como Mercúrio encontram-se retrógrados e sob os raios do Sol. Sobram assim os maléficos. Marte está em Caranguejo, no signo da sua queda. Saturno, não estando favorecido, é o que se encontra numa posição menos desfavorável. Para o tema de Lisboa, Saturno encontra-se na XI, no Bom Destino (ἀγαθόν δαίμων), e numa via ascendente, só suplantada por Plutão que se encontra conjunto ao Ponto de Culminação. Desta forma, segundo a premissa das dignidades, Saturno tem sobre o ano astrológico de 2025 uma força mais dominante.

   Um outro critério de análise é o dos ingressos anuais. Ora os planetas de Mercúrio a Júpiter, inclusive, pela duração dos seus ciclos são compreensivelmente excluídos. Depois de Saturno a Plutão, com a excepção deste último que permanecerá em Aquário, vão todos ingressar no signo seguinte: Saturno e Neptuno em Carneiro e Úrano em Gémeos. Este critério, em conciliação com o anterior, intensifica a predominância de Saturno. Porém, pelo tempo que cada um permanecerá nesse signo, o ingresso de Neptuno em Carneiro e de Úrano em Gémeos são, do ponto de vista da astrologia mundana, de grande importância. A retrogradação levará, todavia, a que esta mudança seja para já um anúncio, pois ambos vão retornar, em 2025, ao signo de partida. Neste ponto, também Saturno retornará a Peixes.

   Em 2025, a influência de Saturno, quer em Peixes, quer em Carneiro, torna-se assim uma expressão do tempo, do destino e da necessidade, uma que se vai relacionar necessariamente com os novos ciclos de Úrano, Neptuno e Plutão, mas também com a mudança do eixo nodal de Carneiro-Balança para Peixes-Virgem e por conseguinte com os eclipses anuais. Por outro lado, o ingresso de Júpiter em Caranguejo permitirá que, durante o período em que Saturno estiver em Peixes, os dois se unam triangularmente. Esta é a uma bênção que diverge das quadraturas Júpiter em Gémeos e Saturno em Peixes e Júpiter em Caranguejo e Saturno em Carneiro. Existe também uma outra dádiva que é a união dos benéficos no signo de Caranguejo. Nesse momento, a Grande Mãe, a Deusa da qual tudo nasce e à qual tudo retorna, dar-nos-á a possibilidade de receber as suas bênçãos. Nesses dias, as potencialidades do signo de Caranguejo vão alcançar uma expressão maior.   

   Epicteto, nas suas Diatribes, diz-nos o seguinte: “Onde, então, está o progresso? Se algum de vós, ao afastar-se das coisas exteriores, voltou-se sobre a sua capacidade de escolha, aperfeiçoando-a e exercitando-a, de modo a torná-la harmoniosa à natureza, elevada, livre, desimpedida, desembaraçada, leal, digna; e aprendeu que não é possível ser leal e livre quem deseja ou evita as coisas que não estão sob seu encargo, mas é necessário modificar-se e vagar junto com elas, bem como sujeitar-se aos que podem provê-las ou impedir o acesso a elas.(I.4, 18-9, trad. Dinucci, 64-5. Coimbra, 2020: Imprensa da Universidade de Coimbra). A lição de Epicteto é importante neste ponto, pois fixa a liberdade no que depende de si. Essa é a dádiva. O destino coloca o seu peso, a sua gravidade, sobre o humano, trazendo fortuna ou infortúnio, logo não é nos acontecimentos, nas coisas exteriores, que reside a liberdade. A liberdade pertence ao carácter, pertence à alma, está nas mãos do humano que se volta para si mesmo e aí encontra o seu livre arbítrio. Colher a luz da dádiva e receber a Grande Deusa, o poder da origem, é uma escolha. Bebendo de Dante, no Inferno, somos sombras e sombras vemos, mas no Paraíso, diante da Rosa Mística, elevamo-nos no amor que move o céu e as estrelas. 

   A leitura do Segmento de Luz (αἵρεσις) favorece também a acção benévola de Saturno, pois estando no seu próprio segmento e acima do horizonte vê a força maléfica contida. No caso dos maléficos, poder-se-ia dizer que o Segmento confere um carácter de luz de maximus minimus e minimus maximus, ou seja, o maléfico que pelo segmento tem uma luz maior, tem uma acção malévola menor, e o que tem uma luz menor, tem uma acção malévola maior. Desta forma, no tema do novo ano astrológico, Saturno concede as bênçãos do tempo e da necessidade e Marte fere com tensão e discórdia. Este factor vai firmar a influência predominante de Saturno no ano de 2025. Lembremo-nos que, face à sua retrogradação, Marte oferece um caminho de repetição nos signos de Caranguejo e Leão.

   Um outro aspecto que também deve merecer a nossa atenção é o facto de, tanto no tema do ano astrológico de 2025 como no de 2026, Mercúrio se encontrar retrógrado. No tema de 2026, Mercúrio passará a directo cerca de 5 horas após o ingresso do Sol em Carneiro. Estas retrogradações de Mercúrio vão acentuar, por um lado, as dificuldades de comunicação e a corrupção do poder da palavra e, por outro, uma vez que em 2025 Mercúrio está em Carneiro e em 2026 em Peixes, vão relevar a necessidade de reintegrar os sentidos profundos e anteriores na construção de um novo pensamento e de um novo discurso, ou seja, a memória servirá o pensamento futuro. O desafio apresenta-se também por passar de uma mensagem que fere e que cria divergência para uma que agrega e que imprime um valor de totalidade. Algo que é tão difícil nos nossos tempos.

   Existe uma certa tendência astrológica contemporânea para fixar a maioria dos sentidos da astrologia mundana nos movimentos planetários de Úrano, Neptuno e Plutão, transformando-os depois numa realidade astrológica individual, quando, na verdade, Júpiter e Saturno são os maiores indicadores dessa significação e, neste caso, com uma melhor conciliação entre o individual e o colectivo. Séneca dizia que “Um homem que entende o dever como limite rigoroso ao poder, pode exercer o seu poder sem perigo para os demais.” (Ep.90.4; Cartas a Lucílio, 2ª ed,, trad. J. A. Segurado e Campos. Lisboa, 2004: Fundação Calouste Gulbenkian).

   A união do Dever (Saturno) ao Poder (Júpiter) representa assim um desafio político e civilizacional de todo o ciclo astrológico. Quando Marte actua sobre o dever, transforma-o em raiva e em vingança e quando actua sobre o poder, transforma-o em ganância e em crueldade. Por isso, diz o estoicismo antigo que devemos dominar as paixões. A alma serena sabe cumprir o seu dever enquanto a alma prudente serve o poder sem se servir. Ora isto não se implica apenas aos líderes. Num tema, exercemos domínio e controlo sobre as potencialidades de Mercúrio, Vénus e Marte e entregamo-nos às de Júpiter e Saturno.

   Em 2025, vai-se firmar a passagem do eixo nodal de Carneiro-Balança para Peixes-Virgem, ou seja, de um eixo de identidade para um de integração. Dos quatro eclipses anuais, três ocorrem neste segundo eixo e um acontece ainda no anterior. Primeiramente, devemos lembrar-nos que o Dragão da Lua transmite um sentido que se estende da compreensão do destino, da gravidade daquilo que não pode ser mudado (Cauda Draconis), até à revelação da necessidade, de que existe um propósito, uma finalidade, em tudo o que acontece (Caput Draconis). Os eclipses lunares de 14 de Março e de 7 de Setembro, com o primeiro com a Lua em Virgem e o segundo em Peixes, trazem consigo o peso da sombra, da escuridão, da ocultação da luz, sobre o sentido da integração da parte no todo e do todo na parte. Já o eclipse solar de 21 de Setembro, com o Sol e a Lua em Virgem, vai acentuar o obscurecimento do valor da parte, ou seja, a parte não encontra o seu lugar na visão do todo, no sentido da totalidade. Pelo peso da sombra, as coisas separadas perdem-se, desintegram-se.

   Para além da mudança do eixo nodal, as mudanças de signo de Júpiter e Saturno trazem uma marca distintiva ao novo astrológico. A 25 de Maio, Saturno ingressa em Carneiro, onde permanecerá até 1 de Setembro, e a 9 de Junho, Júpiter ingressa em Caranguejo. Saturno em Carneiro absorve a agressividade e a impetuosidade do seu novo lugar. Este é certamente o Cronos da Titanomaquia, da guerra entre a velha e a nova ordem. Os Titãs são deuses elementais que nascem de Gaia (matéria) e de Úrano (forma), enquanto os deuses do Olimpo tornam-se progressivamente deuses ideais ou arquetípicos. Esta é uma luta de sentido, de poder ou fundamento espiritual. Já Júpiter em Caranguejo indica o regresso do princípio masculino à sua origem, ao Divino Feminino. Encontramos aqui relação de Zeus com Reia, sua mãe, e com Gaia, sua avó. É o jovem Zeus que vemos, por exemplo, em Creta a iniciar-se nos mistérios do feminino.

   Quanto aos transaturninos devemos destacar, em primeiro lugar, o facto de que com os novos ingressos vão estar os três em signos masculinos, o que, juntamente com o ingresso de Saturno em Carneiro, vai definir um novo elemento distintivo. A sua acção será mais expressiva, revelando, em termos colectivos, um potencial maior tanto em termos criativos como em termos destrutivos. Quando se encontram em signos femininos, a sua acção é mais subtil, porventura até mais refinada. São portanto de esperar transformações geracionais mais radicais e, em certa medida, mais violentas. Por exemplo, a conjunção de Saturno e Neptuno em Carneiro tornar-se-á uma força motriz para novos nacionalismos e para novas expressões ideológicas e governativas do autoritarismo e do totalitarismo. A ilusão do poder e da guerra fere a acção humana.

   Neptuno entra no signo de Carneiro a 30 de Março, regressando a Peixes a 22 de Outubro. Já Úrano ingressa em Gémeos a 7 de Julho e regressa a Touro a 8 de Novembro. Os movimentos planetários directos e retrógrados, em 2025, vão ser particularmente significados, encerrando um sentido passagem entre o progresso e a consolidação, sem que por isso exista um quadro valorativo inato. Nuns casos, essa passagem fundamenta a destruição e a discórdia, noutros, a transformação e a inovação. Ora Úrano estará retrógrado de 6 de Setembro a 4 de Fevereiro de 2026, Neptuno de 4 de Julho a 10 de Dezembro e Plutão de 4 de Maio a 14 de Outubro. Já Júpiter estará retrógrado de 11 de Novembro a 11 de Março de 2026 e Saturno de 13 de Julho a 28 de Novembro. O poder da potência, a serenidade do sábio, poderá ser mais forte que o poder da acção, a perícia do guerreiro.

   Paralelamente, o ingresso de Úrano em Gémeos vai fomentar sobretudo um novo paradigma comunicacional e tecnológico. Vai passar-se do paradigma da sustentabilidade, das alterações climáticas e da economia verde para o da inteligência artificial e da destruturação dos media tradicionais, contaminados pelo facilitismo da desinformação e pela permeabilidade aos interesses político-económicos e incapazes de acompanhar a velocidade da informação. Por outro lado, o imediatismo dessa mesma informação, animado pelas dicotomias geminianas, levará necessariamente à perda de rigor e à corrupção da verdade.

   No que aos transaturninos concerne, existirá a marca de um intenso período de transformações. A marca da guerra e dos conflitos está sobre o horizonte. Os dois sextis que unirão Plutão em Aquário a Neptuno (e Saturno) em Carneiro e este a Úrano em Gémeos vão ser um elemento distintivo dos tempos que se avizinham. São como a ponta de uma seta que fere a acção humana e as suas escolhas, ou seja, é como se já existisse uma tendência natural na possibilidade. Em certo sentido, apesar da primordialidade do bem, existe uma propensão visceral para o mal.

   Quanto à geometria de aspectos no tema do ano novo astrológico deve-se olhar primeiramente para os aspectos ao Sol. Já referimos o olhar triangular do Sol e da Lua e a presença de Mercúrio e Vénus sob os seus raios. A quadratura do Sol em Carneiro a Marte em Caranguejo tem um sentido que se espelha na quadratura da Lua em Sagitário a Saturno (e Neptuno) em Peixes. Os maléficos que se olham triangularmente fixam o seu olhar, como com o gume de uma espada, nos luminares. A luz recebe a acção transformadora da destruição e da discórdia. Nem sempre o bem é o motor da transformação.

   A acção dos maléficos produz, por vezes, a base, o substrato radical, de uma revolução, de uma transformação profunda. A humanidade nunca mudou com gestos de assentimento e conformação. Ora a quadratura da Lua ao Dragão da Lua, embora não no funesto grau do ângulo recto, vai produzir algo semelhante, mas neste caso por acção da Providência, da força conjunta do destino e da necessidade. Os antigos astrólogos alertavam para o perigo deste posicionamento, considerando-a pior que a conjunção à Cauda Draconis. Júpiter em Gémeos também se une quadrangularmente ao Dragão da Lua, fazendo com que o destino restrinja a sua dádiva e colocando assim a Lua em Sagitário em oposição.

   Os tempos sombrios tendem a ser, ao longo da nossa história, o prelúdio de grandes transformações. No entanto, para que se alcance o progresso civilizacional, é necessário passar por períodos de tensão e obscurantismo. A noção de propósito e finalidade, do sentido da Providência, mesmo que através da destruição, é corroborado pela conjunção de Saturno em Peixes à Caput Draconis e pelo trígono de Marte em Caranguejo a esta co-presença. Por outro lado, como nem tudo nasce de tensões, a acção do bem também faz o seu caminho, o sextil do Sol (e de Mercúrio e Vénus) em Carneiro a Júpiter em Gémeos e o trígono da Lua em Sagitário a Vénus em Carneiro surgem como dádiva e caminho.

   Existe hoje uma certa astrologia que teme a designação de benéficos e maléficos, uns porque a consideram, erradamente, maniqueísta, outros que, num espírito new age simplista, pensam que é tudo arco-íris e unicórnios, que só existem tendências, que tudo pode ser mudado, que tudo tem um lado bom. Infelizmente, a realidade não é assim. Só se pode compreender o valor da dádiva, de uma bênção, se se interiorizar o valor da sua ausência e do caminho de agruras para a alcançar. E sim o mal existe. A ignorância é, por exemplo, o maior dos males.

   Vénus em Carneiro e Júpiter em Gémeos trazem-nos as bênçãos do amor em acto e da bondade da palavra. Nos nossos tempos, nestes tempos sombrios, estas são duas dádivas com um potencial imenso, todavia, como qualquer tesouro, exigem primeiro disponibilidade e depois demanda, o que nem sempre é fácil. Curiosamente, existe um outro tesouro, o Sol, Mercúrio, Vénus e a Lua unem-se hexagonalmente a Plutão em Aquário que, por sua vez, se une triangularmente a Júpiter. Esta é a bênção que permite encontrar os vestígios da luz e do bem por entre os destroços, nas ruínas da realidade, porque sim Plutão é morte e destruição, não é o festival hippie que nos querem vender. Encontrar uma semente fértil na terra queimada é uma bênção de Plutão. Hades e Perséfone guardam no interior da Terra a dádiva da semente que germina. Neste novo ano astrológico, esta será assim uma dádiva no caminho.

   O Ano Astrológico de 2025 é, em suma, um tempo de desafios, de tensão e discórdia. Em termos pessoais, podemos encontrar marcadores benévolos de transformação, mas, em termos mundanos ou globais, este será um ano de limiar em que os conflitos, a guerra, a ignorância definem o peso do destino e o modo como a necessidade força a humanidade a mudar, a tornar-se mais consciente do espírito e dos valores que revelam o humano. Somos humanos, mas escolhemos ser humanidade.