segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Cheque-Oferta: Natal 2021

 

Cheque-Oferta


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sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Eclipse Solar Total (Lua Nova em Sagitário): Reflexões Astrológicas

 Reflexões Astrológicas


Eclipses


Eclipse Solar Total 

(Lua Nova em Sagitário)


Lisboa, 07h43min, 04/12/2021

 

Sol-Lua

Decanato: Lua

Termos: Vénus

Monomoiria: Lua

 

            O eclipse solar total de 4 de Dezembro marca o fim anunciado da presença do Dragão da Lua, do eixo nodal, sobre o eixo Sagitário-Gémeos. Os nodos só chegarão ao eixo Escorpião-Touro no dia 18 de Janeiro de 2022, mas este eclipse marca o termo da mensagem, da sua proposta de sentido. O caminho da Sabedoria à Palavra será substituído por aquele que leva a Morte à Vida, que define o valor que vai da qualidade da morte até ao modo de viver. Essa via eleita de criação e mistério foi proclamada como um prenúncio ou sinal no eclipse lunar do passado dia 19 de Novembro, todavia, a mensagem do Dragão da Lua sobre os signos de Sagitário e Gémeos ainda se faz notar e marcará de uma forma mais intensa o período até ao dia 18 de Janeiro.

            Este eclipse pertence à série Saros 152, uma série recente, iniciada no século XIX. O facto de esta série estender-se de 1805 até 3049 mostra e revela uma proposta de futuro e a criação de uma nova individualidade e de nova autoridade, visto que se inicia e se finda em eclipses no signo de Leão. A série Saros 152 é marcada pelo sentido do poder seja ele sobre si próprio, sobre os outros ou sobre a terra. O primeiro eclipse, a 26 de Julho de 1805, é definido necessariamente pelas guerras napoleónicas. Nesse ano, Lord Nelson derrota Napoleão em Trafalgar, mas, por sua vez, Napoleão vence, em Austerlitz, de forma marcante, a Terceira Coligação. Este foi um ano de luz e sombra para a Europa e para o leonino Napoleão.

            A primeira fase da série terminará com o eclipse de 21 de Outubro de 1949. Nesse ano, uns dias antes e sob o patrocínio de Balança, é criada a República Popular da China sob a liderança de Mao e a República da China é recolocada em Taiwan, mas também, na Europa, nasce a República Democrática Alemã (RDA). Uns meses antes, é criada a NATO e termina a Primeira Guerra Indo-Paquistanesa, bem como a guerra Árabe-Israelita, a Guerra de Independência para os israelitas e “A Catástrofe” para os palestinianos.

            Por outro lado, a fase central da série Saros, ou seja, a fase dos eclipses totais, apresenta três eclipses até ao actual: o de 2 de Novembro de 1967, o de 12 de Novembro de 1985 e o de 23 de Novembro de 2003. Nos dois primeiros, sob a égide de Escorpião, encontramos, em 1967, a Guerra dos 6 Dias e a consequente ocupação israelita da Faixa de Gaza, da Península do Sinai, da Cisjordânia e dos Montes Golã, já em 1985, encontramos na URSS a ascensão de Gorbatchov ao poder, o fim da Ditadura Militar no Brasil e da Guerra do Líbano, bem como o escândalo, no segundo mandato de Reagan, da venda de armas americanas ao governo iraniano de Khomeini.

            De um outro modo, temos nesse mesmo ano o grande terramoto na Cidade do México com milhares de mortos (19 de Setembro) e algumas horas após o eclipse, já no dia 13 de Novembro, a tragédia de Armero com a erupção estratovulcão Nerado del Ruiz em Tolima, Colômbia, com cerca de vinte mil mortos. A influência nefasta de Escorpião é notória. Por fim, o eclipse de 2003 une-se ao um eclipse lunar, do qual já falámos aquando do eclipse lunar parcial de 19 de Novembro de 2021, e que determina os acontecimentos em torno da Guerra do Iraque e do fim do regime de Saddam Hussein.

            Se, por um lado, a série Saros 152 confirma uma forte influência político-militar, por outro lado, com Sagitário a marcar a hora e a acolher o encontro eclipsado dos luminares e com o mapa da visibilidade do eclipse de 4 de Dezembro definimos a sua influência geográfica. Sagitário rege, segundo Ptolomeu (Apotelesmática, II, 3), Tirrénia ou Etrúria (Toscana, Lácio e Úmbria), a Celtica, a Espanha e a Arabia Felix (Iémen e Omã), já segundo Hiparco, Creta, Sicília, Itália, Ibéria (Heféstion de Tebas, Apotelesmática, I, 1). Segundo Valente (Antologia, I, 2), governa a Etrúria (Itália), Gália (França), Espanha, Arabia Felix (Iémen e Omã), Cilícia, Creta, Sicília, Itália, Chipre, o Mar Vermelho, Casperia, as nações junto ao Eufrates, Mesopotâmia, Cartago, Mar da Líbia, o Adriático, o Atlântico, os Tribálios (povo ilírio ou trácio), a Báctria (Afeganistão, Tajiquistão, Uzbequistão, Paquistão e China), o Egipto e as regiões circundantes.

            Já o mapa da visibilidade do eclipse coloca-o na Antárctida, Sul de África e no Atlântico Sul. Não nos coloca este numa área de particular relevância nas alterações climáticas e na nova variante ómicron do vírus SARS-CoV 2? E não será a Antárctida o continente determinante para o futuro do planeta Terra?

            O eclipse solar coloca o respectivo encontro dos luminares no mesmo lugar onde Sagitário marca a hora, no Leme da Vida, com o Sol e a Lua ainda abaixo do horizonte, no Segmento de Luz (αἵρεσις) nocturno, aguardando a iminente hora de alba, na decanato da Lua, termos de Vénus e monomoiria da Lua. Esta é uma posição que, tendo em conta o Eclipse Solar Total, confere uma qualidade radical de ocultação da luz, de um manto negro caído sobre o mundo e a humanidade, mas também de espera e esperança, de seguir a Sabedoria que revela a luz oculta e que nos confirma que essa mesma luz chegará.

            Nesta hora escura, a única luz acima do horizonte é Marte em Escorpião, no lugar do Mau Espírito (κακός δαίμων). É, porém, impossível não reconhecer aqui as semelhanças com o tema do Eclipse Lunar Parcial de 19 de Novembro, onde Sagitário também marcava a hora e onde Marte era igualmente a luz mais alta. No entanto, neste evento astrológico, Marte ascende sozinho.  

            O mais positivo dos astrólogos contemporâneos, renegando o olhar nefasto dos astrólogos antigos sobre a sombra dos eclipses, terá com certeza dificuldade em não sentir aqui o peso, a gravidade, da destruição e da morte, da opressão e do sofrimento. Naturalmente, onde existem trevas, existe luz, pois mesmo ocultada brilhará na noite escura, sob o manto do sábio, na chama da fé e da sabedoria, da Deusa Pistis-Sophia. A via eleita traz-nos sempre rosas rubras de espinhos aguçados. Ilude-se quem pensar que dar as mãos em grupinho e pensar positivo evita o horror da realidade. E Marte em Escorpião sobre a sombra que recai nos luminares obriga a esse choque com o real. Não existe uma verdadeira transformação pela luz se vivermos dissociados da realidade numa qualquer bolha de ilusão espiritual.

            A chegada próxima de Júpiter a Peixes, onde se encontra Neptuno, força a visão de totalidade e a expansão inevitável do horizonte que é a empatia e a compaixão. A quadratura de Neptuno, em Peixes, agora Directo, ao Sol, à Lua e a Mercúrio em Sagitário surge hoje como súplica, como um pedido urgente de se unir a Sabedoria ao Amor Universal. Se virarmos as costas ao outro, ignorando quem sofre, porque embarcámos numa viagem até ao templo de todas ilusões, de todas as vaidades, não existe salvação para a humanidade e a sombra triunfará.

            Na sombra, a luz dos luminares une-se em sextil a Júpiter e Saturno. A luz constrói sob o seu próprio véu uma resistência que perdura no espaço e no tempo. Se a humanidade se unir à sabedoria, a luz triunfará. Essa é a proposta de acção deste sextil e, considerando-se que um sextil traz consigo maior liberdade que um trígono, ou seja, força a acção sobre o possível e não sobre o destino, a estruturação que, no signo da humanidade (Aquário), Júpiter e Saturno concedem permite um acto transformador da vontade, aquele que no signo da sabedoria (Sagitário) leva a sua dádiva à palavra, à construção da realidade (eixo nodal Sagitário-Gémeos).

            A posição posterior de Mercúrio face ao Sol apela a esse lado criador da palavra. Mercúrio, enquanto Estrela da Tarde, gera a poesia da realidade, a representação do sentido profundo dos mistérios. Em Sagitário, a palavra de Mercúrio torna-se assim viagem, elemento radical de passagem. Porém, também ela se ressente da luz eclipsada com quem partilha a presença, adquirindo, desse modo, uma qualidade de potência não efectivada, mas consciente do espaço e do tempo.

            No Lugar do Viver (II), onde se cria o modo de vida, atribuindo-lhe um valor, o amor beija a morte no signo do poder (Vénus e Plutão em Capricórnio). A longa estadia de Vénus em Capricórnio (de 5 de Novembro a 6 de Março), incluindo o período retrogradação (de 19 de Dezembro a 29 de Janeiro) concede uma união do amor ao poder ordenado do tempo. Esta posição conjuga, por força da necessidade, aquilo se deseja e se atrai com aquilo que se faz e se almeja. Ora, neste lugar, existe uma ligação tripla entre o amor, o poder e o viver e o valor da vida é encontrado nessa ligação.

            A expressão de Vénus funde-se com a Plutão, trazendo a morte, o renascimento e a transformação para essa valor da vida. Face ao facto do Segmento de Luz dominante ser o nocturno, Vénus torna-se o grande benéfico espalhando as suas bênçãos até Marte (sextil), Úrano (trígono) e Neptuno (sextil). Com este último, o Amor Universal surge como valor e fundação, mas é com Marte e Úrano que a sua acção é determinante, pois, pela intensidade da dádiva, atenua a sua acção nociva.

            Para se avaliar o peso que o eixo Marte-Úrano coloca, de uma forma, sobre os luminares e Mercúrio e sobre o corpo do Dragão da Lua, visto que envolve o eixo do horizonte, mas também sobre o Júpiter e Saturno e, de outra forma, sobre Neptuno (trígono), sobre Vénus e Plutão (sextil) e sobre o Ponto de Culminação (sextil), temos que considerar o sentido do termo δαίμων. Este nasce com o sentido de deus ou deusa, de divindade ou poder divino, mas também de alma, em especial, das almas da Era de Ouro, e dessa forma tem também sentido de destino, do lote ou quinhão que coube ou foi distribuído a cada um. Ora é a partir daí que nasce o significado de génio, de demiurgo, de ser de passagem, desenvolvendo-se, com uma acepção muito negativa e deturpada, enquanto demónio. Na astrologia, o termo surge essencialmente associado a dois lugares ou casas (XI e XII) e a um lote ou parte (Lote ou Parte do Espírito), mas também em íntima relação com o termo τύχη, Fortuna.

            Úrano em Touro no Lugar da Má Fortuna (κάκη τύχη) e Marte em Escorpião em Lugar do Mau Espírito (κακός δαίμων) trazem consigo e levam aos outros o sentido maligno de uma má mediação seja ela pelo Espírito ou pela Fortuna. A Revolução da Terra (Úrano em Touro) e a Força do Renascimento (Marte em Escorpião), em conjugação com a propínqua mudança do eixo nodal, conduzem a um leque de transformações intensas que, na maioria dos casos, não surgirão de forma pacífica ou benigna. A pandemia está longe de estar controlada ou ultrapassada. As alterações climáticas vão ser cada vez mais evidentes e os seus efeitos mais destrutivos.

            As crises financeiras, em especial, aquelas relacionadas com cripto-moedas e com novas formas de especulação, nomeadamente imobiliárias, estão à espreita. As desigualdades sociais e as migrações, com a crise dos refugiados, forçam o sentido fundamental da solidariedade. Os movimentos de extrema-direita ameaçam as democracias. Os conflitos geopolíticos e militares podem surgir ou agravar-se.

            As quadraturas de Marte a Júpiter e Saturno e destes a Úrano potenciam estas situações. Estes não são tempos de paz, mas também não deixar de ser tempos de fé e esperança. Neptuno junto ao Ponto Subterrâneo faz do Amor Universal e da fé uma fundação da realidade. Por outro lado, o Ponto de Culminação em Virgem recentra o serviço ao próximo e ao planeta como cume e salvação.  

            Júpiter e Saturno, lado a lado, no Lugar da Deusa (III), continuam a estabelecer os pilares da realidade. No entanto, pelo facto do Eclipse se fixar no segmento de luz nocturno, Saturno torna-se o grande maléfico. O senhor do tempo impede a expansão de Júpiter, restringe e constringe as suas dádivas, ou seja, Saturno coloca a Roda da Necessidade sobre o Bem, a Beleza e a Justiça. Némesis determina assim a acção. No Lugar da Deusa, Júpiter e Saturno reafirmam o imperativo de se criar novas formas de comunicação e conhecimento, pedem portanto uma mediação assente na Sabedoria.

            Vivemos num tempo que ameaça o valor da verdade e onde o imediatismo desfaz a exigência do rigor. Ora a ligação de Júpiter e Saturno ao Dragão da Lua (trígono à Caput Draconis e sextil à Cauda) confere um poder de disposição e ordem à sua proposta de sentido e, por estarem no Lugar da Deusa, traçam um caminho de salvação, de catarse, que é o Eterno Feminino, o regresso da Deusa Sophia. A Palavra, o verbo que cria, nasce da Sabedoria e a via do futuro é esse caminho de origem.

            O encontro eclipsado dos luminares no decanato e monomoiria da Lua e termos de Vénus, num signo masculino, mas intimamente relacionado com a Sabedoria e com a Deusa Pistis-Sophia, traz a este eclipse um simbolismo profundo que faz da Grande-Mãe, da Sabedoria, esse elemento de passagem que traz a luz das trevas, tornando-a a Iluminada e Iluminadora. Nesse sentido, é a Virgem Negra que carrega em si, qual gestante, a Luz da Sabedoria. Os eclipses, sob a égide do eixo nodal Sagitário-Gémeos, concedem o dom da viagem e da passagem, do caminho entre dois elementos.

            Da Sabedoria à Palavra, o Novo Humano nascerá, formando-se na nova senda, aquela vai da Morte ao Viver. Esta proposta de sentido e, sobretudo a transformação exigida pela mudança axial, vai vigorar, intensificando-se, desde este eclipse até ao eclipse solar parcial do dia 30 de Abril de 2022. A Luz, de uma forma de outra, fará o seu caminho, mas somos que escolhemos onde ela brilhará.      

Lua em Sagitário: De 3 a 5 de Dezembro de 2021

 
Lua em Sagitário: das 12h13min de hoje às 11h31min do dia 5.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Livro: Fragmentos Astrológicos

 


Fragmentos Astrológicos


Os Fragmentos Astrológicos são uma forma de conhecer a astrologia antiga com um olhar contemporâneo e de encontrar um outro sentido para a astrologia enquanto linguagem ou representação da realidade. Neste livro, estão reunidos, com algumas correcções e actualizações, um conjunto de textos que se encontravam dispersos no sítio, no blogue e nas redes sociais do autor. As primeiras três secções (Dicas Astrológicas, Reflexões Astro-Filosóficas e Considerações Astro-Mitológicas) serviram de mote para o título, pois inscrevem-se no estilo fragmentário sem perderem, porém, a visão de totalidade. Na última parte, foram incluídos três ensaios (“Saturno e o Feminino na Astrologia Antiga”, “Dodecatemoria ou a Harmonia da 12ª Parte” e “O Mito como Sentido das Estrelas”) que, embora publicados em parte ou no seu todo, foram revistos e aumentados e que estão em harmonia com os excursos anteriores. Pode-se encontrar também um aprofundamento das referências bibliográficas, permitindo assim uma visão de conjunto que sustenta a proposta apresentada.


ISBN: 9798754265080

ISBN: 9798755562720 (Edição Capa Dura)

Edição: Setembro de 2021

Páginas: 240


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Para mais informações acerca deste e de outros livros consulte o nosso sítio

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