segunda-feira, 17 de julho de 2023

Reflexões Astrológicas 2023: Lua Nova em Caranguejo

    Reflexões Astrológicas


Lunações


Lua Nova em Caranguejo

Lisboa, 19h31min, 17/07/2023

 

Sol-Lua

Decanato: Lua

Termos: Júpiter

Monomoiria: Marte     

 

  A Lua Nova de Julho ocorre no signo de Caranguejo, estando Capricórnio a marcar a hora para o tema de Lisboa e, deste modo, na VII, o Poente (δύσις), no decanato de Lua, nos termos de Júpiter e na monomoiria de Marte. A sizígia dá-se assim acima do horizonte e a cerca de uma hora e trinta minutos do pôr-do-sol. Os luminares encontram-se no eixo do horizonte, do lado poente, onde a luz se afunda e desaparece. Este é o novilúnio que expressa o sentido da origem, a matriz radical do Eterno Feminino. Caranguejo é o domicílio da Lua e, no Thema Mundi, é partir deste lugar que a vida emerge, marcando-se, deste modo, o Ascendente do Mundo.

  A relação entre a Lua e o Ascendente, entre o leme da vida e a própria da vida, estabelece a fundação da realidade, a sua origem. Naturalmente, esta é a matriz inaugural do Feminino, do Eterno Feminino. Nesta relação, encontramos, nomeadamente, o mito pelasgo da criação, em que deusa Eurínome surge como a senhora da origem, a criadora de tudo o que existe. De um ponto de vista astrológico, a forte herança mitológica em torno de divindade lunares deveria fazer-nos repensar os sentidos profundos da Lua, mas para isso tinha de se relativizar um certo exacerbamento, por um lado, da significação lunar de cariz psicológico e, por outro, da tendência interpretativa de sobrevalorizar o masculino face ao feminino. A Lua astrológica deveria continuar a ser uma deusa da origem.

  Neste novilúnio, existe, porém, uma inversão dos pólos inaugurais no eixo do horizonte, ou seja, Capricórnio está a ascender e Caranguejo a descender. De certa forma, a origem está no fim e o fim está na origem. Ao estender-se no tempo, como a própria Necessidade, o Eterno Feminino faz emergir, no ocaso da realidade, a Senhora da Nova Era. Este é o tempo do Espírito Santo. Partindo da premissa de que o termo hebraico (ruah) para espírito é feminino, o Evangelho de Felipe afirma o seguinte: “Alguns dizem que Maria concebeu do Espírito Santo. Erram não sabem o que dizem. Quando é que uma mulher concebeu de mulher? (55.20-30, ed. Piñero, Torrents & Bazán, II, 31. Lisboa, 2005: Ésquilo). No entanto, um Espírito Santo feminino não nasce apenas de uma significação terminológica, ele é o herdeiro natural da deusa hebraica e da hegemonia do Sagrado Feminino na Antiguidade mais profunda. Esta é uma expressão do numinoso que incomoda, que ofende o androcentrismo do pensamento religioso dominante dos dois últimos milénios, mas também muita da espiritualidade actual. No entanto, mesmo que seguido por poucos, ela existiu e continua a existir.

  Os versículos de Marcos que dizem que aquele que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca mais terá perdão, mas será réu de pecado eterno” (3:29, ed. João Ferreira de Almeida actualizada), mas também de Mateus, Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro” (Mateus 12:32), assinalam esta associação entre o Espírito Santo e a Mãe Divina. Numa trindade de Pai, Mãe e Filho, como, por exemplo, a de Osíris, Ísis e Hórus, a ofensa ao feminino será sempre a mais gravosa. Hoje o que diríamos de alguém de ofende uma mulher, nomeadamente, a sua mãe, a esposa ou a sua filha? Teria perdão o homem que ofende a mulher? O novilúnio de Caranguejo, colocando a luz sobre o feminino, firma também esta questão. Uma outra de forma de a vermos é se pensarmos no fogo de Héstia, na chama do feminino que arde no centro do lar.

  Menandro afirma que “O verdadeiro escravo do lar é o seu senhor” (Frag. 760 Kock: εἷς ἐστι δοῦλος οἰκίας δεσπότης). Ora o fogo de Héstia/Vesta, ardendo no centro do lar, é a imagem quase perfeita de um novilúnio no signo de Caranguejo e desta servidão. Hoje este fogo arde sobre o Poente, mostrando, como uma palavra que range no caminho (Marte en Virgem), que o fogo do feminino continua eclipsado por um modo de ser, uma ponte corrompida entre o carácter e o valor, que tende a rejeitar este fogo primordial. O pensamento androcêntrico dos últimos séculos, ou milénios, fez com que colocássemos nas “cadeiras de poder” (o antigo trono de Ísis, da Terra) figuras masculinos. Zeus/Júpiter, Ares/Marte ou Apolo são a imagem do poder ou da força, todavia, Héstia/Vesta é a primogénita de Reia e Cronos/Saturno e tem um lugar em todos os templos. Sem o fogo de Héstia, os deuses não receberiam as suas oferendas.

  O novilúnio de Julho, não só por ocorrer no signo de Caranguejo, mas por todas as relações que entre os astros se estabelecem, aprofunda o valor universal do feminino. Existem, em termos políticos, económicos e sociais, todo um caminho por trilhar no que ao feminino concerne, porém, em termos espirituais, a senda tem sido frequentemente negligenciado ou desprezado. Na espiritualidade contemporânea, o androcentrismo continua a ser dominante, tocando ainda por vezes uma misoginia patriarcal, totalmente antiquada e bolorenta. Existe, mesmo nos meios mais esotéricos, uma grande resistência ao númen feminino em harmonia plena com o masculino, e não um degrau abaixo. Não precisamos de uma Mãe de Deus, mas sim de um Deus-Mãe.

  A presença do Dragão da Lua no início do eixo Touro-Escorpião, grau zero e minuto zero, marcando a sua despedida deste eixo e o facto de no tema do novilúnio não existir nenhum astro no quadrante da ascensão à culminação, excepto a Cauda Draconis, assinala uma forma muito específica de significação de Feminino sobre o Poente. O Destino está nas alturas, contudo, é a memória do fim no cume da montanha. Esta não é uma cantiga de júbilo, mas sim uma ode de inevitabilidade. Adrasteia diz-nos apenas que o fio está tecido.

  Os dois trígonos que se fundem nos elementos Água e Terra adensam e aprofundam o sentido último de origem e o valor universal do feminino. O Sol e a Lua em Caranguejo unem-se, desta forma, a Saturno e a Neptuno em Peixes e à Cauda Draconis em Escorpião. No trígono de Água, a significação assenta radicalmente na Necessidade ou no Destino como origem. No centro da realidade, as Meras tecem o que foi, é e será. Por outro lado, mas complementarmente, o trígono de Terra estrutura a realidade do feminino na Natureza e no Humano. Neste elemento, unem-se assim em trígono Júpiter, Úrano e a Caput Draconis em Touro, Marte em Virgem e Plutão em Capricórnio.

  O triângulo de Terra vai dizer-nos como a vida e a morte, a criação e a destruição, são os meios através dos quais a Providência se expressa. O destino funda essa passagem entre o que nasce e o que morre, o que ascende e o que descende, o que surge e o que se oculta. Um novilúnio em Caranguejo sobre o Ponto Poente revela, com a voz de sibila, que a origem e o fim são uma e a mesma realidade. Tudo se une pois em um no intelecto do mundo, na Anima Mundi, e o Eterno Feminino é a matriz desse sentido.

  Naturalmente, e de acordo com a beleza geométrica da doutrina de aspectos, os dois triângulos de Água e Terra fazem com que os astros que neles se enraízam se unam hexagonalmente. Convém que se note, porém, que estas uniões resultam da doutrina antiga de aspectos que segue o sistema de casa-signo ou signo inteiro. Segundo esta, os aspectos são ao signo e não ao grau, a orbe traduz-se, deste modo, nos conceitos de aplicação (συναφή) e separação (ἀπορρόη). A Deusa Primeva, senhora da Necessidade, da Vida e da Morte, surge portanto no centro destes dois triângulos e deste grande hexágono.

  Existe, todavia, um elemento disruptivo, uma vez que a oposição da sizígia a Plutão tem um carácter mais destruturante do que disruptivo. As quadraturas de Vénus e Mercúrio em Leão à Caput Draconis, a Júpiter e a Úrano em Touro e dos primeiros à Cauda Draconis em Escorpião revelam a tensão radical em torno do valor de Destino, da Necessidade, e de como este pode colidir com o exacerbamento do eu e com a soma de todas as vaidades. Se a alma for nobre, se brilhar como o sol, o destino não se opõe à identidade, mas se, pelo contrário, a alma beber do lago de Narciso, os lotes que a Necessidade distribuir, vão tornar-se motivo de revolta e contenda. Aquele que julga que o destino lhe furtou o brilho, o reflexo, não pode nunca ser a luz que verdadeiramente é.

  O novilúnio de Julho recentra, porém, a dinâmica nas águas uterinas da realidade, no sentido profundo da origem e, neste lugar, o espelho de Narciso estilhaça-se, pois na radicalidade última ele ainda não existe. No ventre do mundo e da alma, está tudo despojado, livre das amarras que o tempo, a realidade e a vaidade tendem a forjar. O lugar da origem é um espaço matriarcal e o seu tempo, a sua era, é a do Eterno Feminino, a do Espírito Santo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário