Dedicatória
O projecto literário e poético O Resto Permanece Humano que vai agora no seu quarto livro é dedicado à minha filha Maria Madalena, todavia este último livro é um pouco diferente. Embora como coerência se mantenha em epígrafe a mesma dedicatória, uma mulher tem uma influência que passa por todo o livro como um vento de mudança.
A Maria surgiu neste livro já anunciada, pois muitos poemas, escritos antes de a conhecer, são prenúncios da sua chegada. Ela chegou já anunciada, daí que existia um fio de Meras em todos esses poemas. Seria portanto impossível não dedicar o livro às duas Marias: uma, para quem o livro serve de lição de vida e de conhecimento da alma do pai; a outra, que no livro é a própria vida, pois está em mim como está a vida, é o amor que move todas as coisas e que por todas elas passa, a revelação do sentido e da certeza.
Naturalmente, o próximo livro, o Livro V, será a continuação daquilo que neste se apresenta. Nele esta dedicatória adquirirá uma outra substância. O poema "Imago Deae" torna-se assim uma síntese da presença de uma musa que não é uma musa abstracta, mas sim uma musa real, uma mulher encantadora que é um ser humano extraordinário e uma pessoa verdadeiramente importante na vida do autor. Este livro celebra, deste modo, um encontro que é um tesouro de vida.
Imago Deae
Linha negra olhos de Hathor
Cabelos estendidos no poente
Qual Cora coroada sua rainha
De vestido curto Éfesia deusa
Assim Maria senhora do mar
Figueiredo, Rodolfo Miguel de, 2025, "Imago Deae" in O Resto Permanece Humano: Livro IV, p.81. Lisboa: Livros - Rodolfo Miguel de Figueiredo.
Saiba mais acerca deste e de outros livros em https://rodolfomfigueiredo.wixsite.com/livros

Sem comentários:
Enviar um comentário