quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Dica Astrológica 6



Dica Astrológica #6


Fírmico Materno, na sua Mathesis (VIII, 2), refere a importância de se observar o nonagésimo grau, enenecontameride ou enecontameris, do grego ἐνενηκοντάμερος ou ἐνενηκονταμοιρία. Diz que este grau é desconhecido para muitos ou tratado de forma superficial por outros. Segundo Fírmico Materno, o próprio Petosíris tentou esconder o seu valor sob o véu de uma imagem hostil (Frag. 16,2 Riess). Para encontrar este grau, diz que se deve contar 90º a começar no Horóscopo. Depois deve-se considerar o signo em que recai, o seu regente e como está localizado. Por fim, devemos avaliar se os benéficos ou os maléficos fazem algum aspecto a este grau. 

Neste lugar, podemos encontrar a morte do nativo, os seus infortúnios, os perigos e a boa fortuna, em resumo, toda a essência da natividade, tota substantia geniturae (VIII, 2,1). Fírmico Materno afirma igualmente que se deve proceder da mesma forma em relação à Lua, contando a partir da sua posição 90º e observando o signo, o tipo de grau, o regente e a casa em que recai, bem como os planetas que estão em aspecto. Encontrar-se-á aqui a qualidade da morte (exitum mortis), a ordem da vida (ordinem vitae) e também toda a essência da natividade (VIII, 2, 4-5). 

Fírmico Materno consolida assim, nesta ideia do nonagésimo grau ,um modelo astrológico que nasce da analogia entre a duração da vida e o arco de 90º. A sua importância resulta pois dessa associação.

Sem comentários:

Publicar um comentário