quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Dica Astrológica 2



Dica Astrológica #2


Petosíris, um dos fundadores da astrologia tal como a conhecemos, diz, num dos seus fragmentos (CCAG VI: 62.7-17), que é um erro pensar-se que os trígonos são sempre a causa das coisas boas, pois as quadraturas, independentemente daquilo que indiquem, têm uma actividade mais forte. O sacerdote egípcio afirma que as quadraturas à direita são mais activas que às esquerda e que os diâmetros (oposições) dos maléficos (Marte e Saturno) representam dificuldades, mas dos benéficos (Júpiter e Vénus) nunca são maus, nem entre eles, nem com os luminares. 

Petosíris, cujos fragmentos datamos entre os séculos II e I AEC, indica aqui que a qualidade dos aspectos não é fixa, pois depende dos que neles participam. Note-se que o diâmetro não representa uma oposição literal, mas, uma que vez que é a linha que no círculo une dois pontos passando pelo centro, indica sim uma procura de equilíbrio. É portanto como a balança de Maat.

Os fragmentos do rei Nechepso e do sacerdote Petosíris merecem ser estudados, sobretudo porque são profundamente actuais.

Sem comentários:

Publicar um comentário